TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Glossário Embriologia

Por:   •  30/4/2021  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Comando da atividade:

“Explicar os termos abaixo, no formato de um glossário ( em ordem alfabética): nidação, sincíciotrofoblasto, citotrofoblasto, nó embrionário, clivagens, zigoto, mórula, blastômeros, disco embrionário bilaminar, pedículo do embrião, mesoderma extraembrionário, celoma, córion, epiblasto e hipoblasto. O texto deve ser digitado.“

RESPOSTA AO COMANDO:

1. BLASTÔMEROS

As clivagens são divisões mitóticas tão rápidas que não há tempo para a célula ganhar massa entre um divisão e outra, ficando células cada vez menores, a essas células chama-se blastômero.

2. CELOMA

Cavidade cheia de fluido que envolve o âmnio e o saco vitelínico, exceto no local em que estes se prendem ao cório pelo pedículo do embrião.

3. CITOTROFOBLASTO

Parte interna e celular, mononucleada, composta por células mitoticamente ativas, que formam novas células do trofoblasto e migram para a crescente massa do sinciciotrofoblasto.

4. CLIVAGENS

Rápido aumento do número de células (blastômeros), por meio de repetidas divisões mitóticas do zigoto. (vide ainda o tópico anterior de blastômeros).

5. CÓRION

Membrana extra-embrionária que existe durante a gravidez e que forma a parede externa dos blastocisto. Ele é formado pela mesoderme extra-embrionária e duas camadas de trofoblasto que envolvem o embrião e as outras membranas.

6. DISCO EMBRIONÁRIO BILAMINAR

composto pelo epiblasto e pelo hipoblasto, dá origem às camadas germinativas de todos os tecidos e órgãos do embrião.

7. EPIBLASTO

Camada de células que constitui a parte superior do disco embrionário, sendo a camada mais espessa. Este provém da massa celular interna, durante a fase de blástula tardia e trofoblasto inicial. As células que constituem o epiblasto originam o embrião propriamente dito.

8. HIPOBLASTO

Refere-se à parte inferior do disco embrionário, que provem da massa celular interna, durante a fase de blástula tardia e trofoblasto inicial. As células pertencentes ao hipoblasto dão origem ao saco vitelino, que consiste num tecido extraembrionário que ajuda e suporta o crescimento embrionário

9. MESODERMA EXTRAEMBRIONÁRIO

As células do endoderma do saco vitelino o dão origem, que circunda o âmnio e o saco vitelino. Assim, há formação do âmnio, disco bilaminar e saco vitelino.

10. MÓRULA

No latim, mórula é o fruto da amoreira. Em biologia é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da formação de uma blástula. A mórula é uma fase de desenvolvimento pós-fertilização quando um óvulo fertilizado, conhecido como zigoto, transita para uma massa composta por cerca de 10 a 30 células.

11. NIDAÇÃO

Quando o blastocisto entra em contacto com o endométrio, inicia-se a implantação do embrião. A implantação do embrião no endométrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com