Relatório Cemed
Por: Silvana Konradt • 4/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.031 Palavras (9 Páginas) • 235 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIDERP
[pic 1]
CEMED
Estágio Supervisionado em Atenção Secundária
Compilado por Silvana Regina Konradt
Curso de Medicina – 5º Ano
Relatório 03: 11 a 15 de Setembro de 2017
CAMPO GRANDE – MS
2017
- Identificação
Coordenadora: Professora Dra. Elaine Richards de Assis Andrade
Acadêmica: Silvana Regina Konradt – RA: 3900601242
- Descrição das Atividades
Dia 11 de Setembro - Segunda – feira
Matutino:
Cenário: OTORRINOLARINGOLOGIA – Preceptor Dr. Alexandre Cury
Neste cenário foram realizados atendimento de primeira vez e retorno de acompanhamento, foram atendidos no total 7 pacientes. Eu fui responsável pela abordagem de um retorno e acompanhei os demais, todos os exames físicos específicos foram realizados em conjunto, onde o Dr. conduzia o caso e nos avaliávamos os pacientes.
- Paciente feminina, 38anos, “dor no ouvido esquerdo, há 3meses,” HD: Otite Externa. Em retorno após tratamento com prednisona, otosporin e SF Nasal. Com redução de queixas, porém mantinha diminuição da audição deste ouvido. Como Conduta foi realizada lavagem e aspiração, com retirada de cerume em parede lateral do conduto auditivo externo. Melhora do quadro e Alta do episódio.
Ao fim dos atendimentos foram realizadas discussões sobre os atendimentos e patologias abordadas, com enfoque no diferencial entre Otite externa x média.
Vespertino:
Cenário: UROLOGIA – Preceptor Dr. Ari Miotto
Neste cenário realizamos abordagem de consultas de primeira vez e de retorno. Nessa tarde fiz o atendimento completo de dois casos e acompanhei os casos dos demais colegas. Ao final do período o doutor fez uma breve discussão sobre os principais pontos do dia, e realizou uma apresentação pedagógico-explicativa sobre Hiperplasia Benigna de Próstata – HBP.
Casos atendidos:
- Masculino, 57anos, “dificuldade de urinar, com piora há 2meses,” HD: HBP. Em consulta de retorno com exames, US de próstata, PSA, mais bioq, função renal. Como conduta Doxazosina + finasterida e retorno em 90dias.
- Masculino, 72anos, “problema no pênis, há 40dias,” HD: Sintomas do Trato Urinário Inferior – STUI + HBP. Em segunda consulta de retorno, já com diagnóstico e em tratamento, refere melhora dos sintomas. Conduta mantida: Doxazosina + Tansulosina + Finasterida.
Dia 12 e 13 de Setembro - Terça-feira e Quarta-feira
Atestado Médico
Dia 14 de Agosto – Quinta-feira
Matutino:
Cenário: ORTOPEDIA – Preceptor Dr. Marco Aurélio
Nesse período realizamos atendimentos, fizemos relato de caso ao preceptor que nos orientou nos devidos diagnósticos e condutas. Devido a relocação de acadêmicos de outros cenários realizamos atendimentos em duplas. Minha dupla foi responsável pelo atendimento:
- F.J.B., 84anos, fem, vítima de trauma em punho direito há 3meses, com perda dos movimentos da articulação de punho e dedos, acompanhada por médico em Sidrolândia. Diagnóstico: ossificação inadequada de fratura. Como conduta foi encaminhada a fisioterapia, retorno para acompanhamento com o médico em Sidrolândia, para rediscussão sob a necessidade de cirurgia.
Após a abordagem e resolução dos casos foi realizada uma breve discussão sobre os casos mais relevantes.
Vespertino:
Cenário: PSIQUIATRIA – Preceptora Dra. Talita
Foram realizados 6 atendimentos individuais que foram relatados, e concluídos pela Dra. Eu fui responsável por:
- M.A.D.V., 55anos, fem, em consulta de retorno com início de tratamento depressivo há 24dias, com Clomipramina 25mg associada à doxepina 10mg à noite, devido a queixas anteriores de quadros depressivos, humor lábil, momentos de irritabilidade, cefaleia holocraniana intensa, ideação suicida e anomia. Foi solicitado TC de Crânio para avaliação da possível causa da anomia, porém exame teve resultado sem alterações. Como conduta manteve-se medicação, recomendou-se psicoterapia e solicitado retorno em 30dias.
Dia 15 de Agosto – Sexta-feira
Matutino:
Cenário: PEDIATRIA – Preceptora Dra. Ana Paula
Foram realizados atendimentos individuais e após isso acompanhamos a Dra em cada caso e suas condutas. Ao total foram 5 atendimentos. Fui responsável pelo atendimento integral de uma paciente, M.R.S.B, 2meses e 22 dias, fem. ““Médico do posto disse que meu bebê tem sopro no coração, na consulta há 12dias.” – detalhado no relato de caso.
Vespertino:
Atividade de TBL – Tuberculose
- Relato de Caso
IDENTIFICAÇÃO:
Nome: M.R.S.B.
Sexo: feminino
Idade: 2meses e 22 dias.
Cor: Parda.
Naturalidade, procedência e residência: Campo Grande - MS.
Religião: pais evangélicos.
Informante mãe: grau de confiabilidade – bom
IDENTIFICAÇÃO PAIS
Pai: J.S.S.B. Mãe: A.B.J.B
Idade: 35anos 28anos
Grau de instrução: segundo grau incompleto segundo grau completo
Profissão: Vendedor manicure
Casal em união estável há 4anos.
Q.P.D.:
“Médico do posto disse que meu bebê tem sopro no coração, na consulta há 12dias.”
H.D.A.:
Mãe refere que há 2meses compareceu com a criança na unidade de saúde para puericultura programada para findamento do primeiro mês após o nascimento. A criança foi então avaliada pelo médico local que relatou que havia baixo peso, realizando suplementação alimentar, além disso afirmou que naquele momento as demais avaliações da paciente estavam adequadas. Há um mês, retornaram mãe e filha para segunda consulta programada na idade de 2 meses, ao passar pela avaliação do mesmo médico do PSF, ele relatou que a criança apresentava um sopro sistólico e que necessitava de encaminhamento ao cardiopediatra, fazendo então tão regulação pelo sistema do SUS para a consulta especializada. Nesse momento os pais decidiram buscar o CEMED para consulta com pediatra para nova avaliação. Mãe negou cianose, dispneia, edema e outros sintomas respiratórios.
...