Relatório Da Visita Técnica Ao Laboratório De Bioquímica, Biotecnologia E Bioprodutos
Por: 19900616 • 4/3/2024 • Relatório de pesquisa • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO REGIONAL DA BAHIA
GÉSSICA BATISTA DOS SANTOS
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA AO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA, BIOTECNOLOGIA E BIOPRODUTOS
LBBB - UFBA
SALVADOR – BA
DEZEMBRO DE 2019
[pic 2]
GÉSSICA BATISTA DOS SANTOS
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA AO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA, BIOTECNOLOGIA E BIOPRODUTOS
LBBB - UFBA
[pic 3]
SALVADOR – BA
DEZEMBRO DE 2019
SUMÁRIO
- Introdução -------------------------------------------------------------------------------------- 4
- Descrição da Visita------------------------------------------------------------------- 4
- Atividades Realizadas-------------------------------------------------------------------------6
- Descrição das Atividades Desenvolvidas----------------------------------------------- 7
- Impressões Pessoais ------------------------------------------------------------------------ 9
- Referências ----------------------------------------------------------------------------------- 10
- INTRODUÇÃO
No dia 14 de novembro de 2019, com a orientação da Docente Cimille Antunes, foi realizada uma visita técnica pela turma de Parasitologia Clinica, ao Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos, LBBB. O Laboratório está localizado no Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (ICS/UFBA). O grupo de pesquisas é composto por professores /pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, contanto com uma equipe multidisciplinar que desenvolve estudos em espécies vegetais. Dentre variadas espécies estudadas, tem a Ricinus communis (mamona) e Arabidopsis thaliana.
- Descrição da Visita
A visita se iniciou com o mestrando Thales, que faz parte do grupo de pesquisa do LBBB nos apresentando o laboratório, o mesmo informou que o Laboratório foi criado em 2006, pois tinha uma necessidade de se buscar fontes alternativas de energia, então nessa época o governo investiu bastante nessa matriz energética alternativa, e a mamona foi uma das espécies que seriam bem promissoras para a produção de biodiesel. O LBBB está dividido principalmente em duas salas principais, sala 512 e 513. Ele também nos explicou que inicialmente o laboratório trabalhava principalmente com a mamona e o pinhão-manso e hoje em dia apesar de continuar trabalhando com essas espécies, tem alguns projetos no foco, como por exemplo a Estévia e Arabidopsis thaliana, a Estévia serve para a produção de adoçante e a Arabidopsis thaliana é uma planta modelo para estudar os vegetais.
[pic 4]Foi nos apresentado também diversas maquinas e câmeras de germinação, elas conseguem controlar temperatura, foto período, umidade entre outros paramentos. A autoclave foi também um dos equipamentos apresentados que serve para aquecer soluções acima do seu ponto de ebulição para esterilizar instrumentos. [pic 5]
A autoclave é também utilizada na indústria para realizar a esterilização de certos produtos durante o processo de fabricação. Foi apresentado também a bancada, o local de trabalho dos pesquisadores, onde é realizado os experimentos, vidrarias entre outros matérias.
[pic 6]A máquina de exaustão foi uma das máquinas apresentadas, é um equipamento de proteção coletiva (EPC) em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde.[pic 7]
- Atividades Realizadas
Durante a visita, foram apresentadas algumas atividades realizadas no laboratório, dentre elas foi citado que os pesquisadores desenvolvem experimentos fisiológicos, como por exemplo: avalia germinação máxima, sementes viáveis e inviáveis, entre outros parâmetro de fisiologia , trabalham também com experimentos de bioquímica e biologia molecular, como por exemplo: PCR, análise em enzimas, entre outros.
...