Revisão Imunologia
Por: IrisRibeiro • 12/1/2025 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 26 Visualizações
Revisão de imunologia
- O processo de ontogenia dos linfócitos B, que ocorre na medula óssea, caracteriza-se por mudanças genotípicas e fenotípicas que definem o papel desta célula na resposta imunológica. Quais são essas mudanças e como elas influenciam a função do linfócito B?
As mudanças são rearranjos genéticos aleatórios, que estabelecem uma especificidade pré-definida sem ter contato prévio com o antígeno, como a flexibilidade juncional pela enzima recombinase, adição de nucleotídeos e rearranjo de segmentos (cadeias leves e pesadas). Além do rearranjo gênico, têm-se os eventos de seleção que preservam células que produziram proteínas funcionais do receptor antigênico e eliminam células potencialmente perigosas que reconhecem fortemente autoantígenos, sofrendo apoptose. Por fim, ocorre a diferenciação entre células B e T, originando células fenotipicamente distintas, uma vez que na membrana da célula B imatura vai ser expresso o anticorpo IgM e na madura, os anticorpos IgM e IgD.
- O que você entende por seleção clonal no processo de ativação da resposta imune humoral e quais suas consequências?
Uma célula B naeve é ativada em meio às outras, aleatoriamente, quando o antígeno seleciona um linfócito B dando início ao processo de expansão clonal que seguirá com as células filhas recebendo mutações pontuais para aumentar afinidade entre os receptores do antígeno com os do anticorpo. As células de memória também são ativadas.
- Descreva a estrutura do monômero de imunoglobulina.
Formada por duas cadeias pesadas e duas cadeias leves, com seus respectivos domínios (um domínio constante e uma variável)
- Comente sobre as formas de ação dos anticorpos na resposta humoral.
Quando um antígeno entra em contato com o organismo, um linfócito B é ativado. Os anticorpos neutralizam toxinas e facilitam a fagocitose do patógeno por meio da opsonização (marcação do patógeno) e ativam o sistema complemento para amplificar a resposta imune. Por fim, alguns linfócitos B tornam-se células de memória, garantindo uma resposta imune mais rápida e eficiente caso ocorra uma reinfecção.
- Quais as vias de ativação do sistema complemento e qual delas pode estar associada à resposta imune humoral adaptativa?
São três vias de ativação do sistema complemento: a via clássica, ativada por determinados isotipos de anticorpos ligados a antígenos; a via alternativa, ativada na superfície das células microbianas na ausência de anticorpo; e a via das lectinas, ativada por uma proteína ligante de manose que se liga a carboidratos de superfície em microrganismos. A via que está relacionada à imunidade humoral adaptativa é a via clássica.
- Cite as classes de anticorpos e suas principais características.
IgM, IgD, IgG, IgE e IgA.
- IgM: primeira imunoglobina produzida após infecção, não passa a barreira placentária, pode se apresentar na forma monomérica ou pentamérica;
- IgD: produz isotipos que são mais aptos a eliminar um antígeno;
- IgG: passa pela barreira placentária e é característico em infecções crônicas;
- IgE: está relacionado a processos alérgicos e doenças parasitárias;
- IgA: está presente nas mucosas e no leite materno.
- O organismo humano ao ser infectado por um agente patogênico, na tentativa de eliminar o bioagente, lança mão de um arsenal de elementos químicos e celulares das imunidades inata e adaptativa. Exemplifique um exemplo de interação das vias imunes citadas acima na busca da defesa do hospedeiro.
Numa infecção bacteriana, os macrófagos e as células dendríticas (resposta imune inata) irão reconhecer os PAMP’s, realizando então a fagocitose do patógeno e liberando citocinas, que induzem uma resposta inflamatória. As células dendríticas atuam como células apresentadoras de antígeno aos linfócitos T auxiliares (imunidade adaptativa), que são ativados e posteriormente ajudam a ativar os linfócitos B para produção de anticorpos específicos. Com isso, as respostas imune e inata atuam em conjunto para eliminação do patógeno e controle da infecção.
...