QUESTÕES DE IMUNOLOGIA
Seminário: QUESTÕES DE IMUNOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lana23 • 5/12/2013 • Seminário • 388 Palavras (2 Páginas) • 653 Visualizações
QUESTÕES DE IMUNOLOGIA
1-Quais as diferenças entre resposta imune inata e adaptativa?
2-Quais são os tipos de linfócitos?
3-Quais são os marcadores dos linfócitos T auxiliares, T citotóxicos, NK e B?
4-Quais as diferenças entre órgãos linfoides primários e secundários?
5-O que são antígenos e quais as suas características?
6-O que são anticorpos e quais as classes de anticorpos?
7-Como é a estrutura de uma imunoglobulina?
8-Quais são os anticorpos de resposta imune primária e secundária?
9-Qual é a classe de imunoglobulina presentes nas reações alérgicas?
10-Qual é a classe de imunoglobulina presentes nas secreções?
11-Explique a via clássica do Sistema Complemento.
12-Explique a via alternativa do Sistema Complemento.
Via Alternativa
Esta via foi denominada alternativa por razões históricas, por ter sido descoberta após a via clássica. A ativação desta via inicia-se a partir da hidrólise espontânea tiol-éster localizada na cadeia alfa do componente C3, gerando o C3(H20).Esta molécula exibe sítios reativos que permite a ligação de uma proteína plasmática, fator B (fB), formando o complexo C3(H2O)B. O fB então é clivado por uma enzima denominada fator D (fD). Esta clivagem origina 2 fragmentos Ba e Bb. O fragmento Bb fica ligado a C3(H2O), gerando oC3(H2O)Bb, que na presença de íons Mg++, tem atividade serino-protease, clivando o C3 em C3a e C3b. Assim como o C3(H2O), C3b também apresenta sítio de ligação com o fB. Formando o complexo C3bBb, após clivagem do fB em fBb e fBa pelo fD. O C3bBb atua então como C3 convertase, clivando mais moléculas de C3, formando C3bBb3b que cliva C5 em C5a e C5b. O fragmento C5b permanece ligado ao complexo e os outros componentes (C6,C7, C8 e C9)se ligam para a formação MAC. Esta via faz parte da resposta imune inata, uma vez que não é mediada por anticorpos.
Explique a via de ataque à membrana do Sistema Complemento.
Complexo de Ataque à Membrana (MAC)
A clivagem de C5 pela C5-convertase produz C5a, que é lançado nas vizinhanças do plasma onde é uma potente anafilatoxina (como C3a) e uma agente quimiotático para neutrófilos; C5b, que serve como uma âncora para a formação de uma única estrutura composta por C6, C7 e C8.
O complexo resultante C5b-6-7-8 guia a polimerização de até 18 moléculas de C9 em um tubo inserido na bicamada lipídica da membrana plasmática. Esse tubo forma um canal permitindo a passagem de íons e pequenas moléculas. Água entra na célula por osmose e a célula sofre lise.
...