Sistema Nervioso Central
Por: Felipe Miranda Nascimento • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 445 Visualizações
Aluno: Felipe Miranda Nascimento
Faculdade: Udabol
Matéria: Histologia
Sistema Nervoso Central.
O sistema Nervoso Central começa a ser desenvolvido na quinta semana de vida do feto, a partir da placa neural que por sua vez irar virar canal neural que dará sua origem final que farar um tubo neural que vai ter uma porção cranial na parte distal e na parte proximal um porção caudal, no qual dará origem a medula espinhal.
O cérebro e um conjunto de estrutura morfofuncionais que tem o papel essencial na vida do ser humano sendo responsável por tomada de decisões, por enviar impulsos elétricos a estruturas musculares órgãos e etc.
o sistema nervosos central e uma estrutura singular e complexa no qual desempenha muitas funções sobre o nosso corpo.
ele esta formado fisicamente por 2 lóbulos um esquerdo e outro direito, sua massa e composta de 70% de colesterol e liquido cefaloraquideo, também sendo compostas por um bulbo Raquídio na sua parte posterior o Bulbo Raquideo juntamente com Cerebelo e a corteza cerebral ,na parte inferior termos a protuberância ,
O Cerebro esta dividido por sua vez, por Sistema nervoso central que se subdive em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Sistema nervoso central.
Ancefalo-Cerebro-Telecefalo e Diencéfalo
Ancefalo-Tronco encefálico-Mesencéfalo-Protuberância-Bulbo Raquídios.
Sistema Nervoso Pereferico se divide em.
Nervios –Pares Raquídios- Pares Craneanos.
Gladulas-Pares Craniais-Pares Raquídios.
E sua fisiologia vai esta configurada por.
Sistema nervoso de relação
Encéfalo-Medula Espinhal-Nervos e Glandulas.
Sistema Neuro Vegetativo
Simpático-Parassimpáticos-Nervos-Núcleos Vegetativos.
O Sistema Nervoso Central-compreende o encéfalo contido no neurocránio e a medula espinhal que se aloja no conduto Raquídio.
O Sistema Nervoso Periférico –Corresponde aos pares craniais em um numero de 12 e tem sua origem no encéfalo e os pares Raquídios em um numero de 31 a 33 que se desprendem da medula espinhal.
O sistema nervoso relacionado e vegetativo não são diferentes ao contrario se entregam tanto anatomicamente como funcionalmente para cumprir adequadamente funções.
Funções Gerais do Sistema Nervoso.
cumpre funções muito complexas e variadas sendo estímulos de agente físico, químico e psíquico capaz de cumprir reações tróficas o funcional de um tecido irritável e captado por receptores e viaja de uma forma de energia nervosa por os nervos ate o sistema nervoso central, que es um centro de computação e de processamento dos estímulos, da informação.
Estímulos do nervo Periféricos Aferente.
Receptores.
tato-Corpusculo de Meissner.
Pressão-Corpusculo de Vater-Pacine.
Dor-Terminações nervosas Livres.
Frio e Calor-Corpusculo de Krausser e Raffiné.
Tono Muscular-Huso Muscular.
Distensão Lamentaria-Aparato de Golgi
Receptores Articulares-Terminações Periarticulares o Cenestésicos
Estímulos do Nervo Aferente Sensorial.
Receptores.
Visão-Cones e Bastões.
Audição-Órgão de Cortil.
Equilíbrio- Manchas Acústicas
Olfação-Células Bipolares.
Gosto-Botões Gustativos.
Estruturas do Sistema Nervoso- os cortes neuroanatomicos distinguem bem o sistema nervoso central das classes substanciais uma: Amarela constituída principalmente por corpos neurais, fibras a mielínicas, tecido neurálgicos e abundantemente constituída de vasos sanguíneos, essa substância forma cortezas, capas, colunas e núcleos.
a cor amarela de deve a presença de corpos neurais em grande quantidade.
de vasos sanguinhos.
Substância Branca-Constituídas por fibras Mielinas , tecido neurológico e vasos sanguíneos.
a cor branca se deve a presença de as mielinizadas.
pelo estudo neuróhistoquimico e possível estudar as seguintes estruturas.
O Neurônio- o neurônio e a célula principal do funcionamento do tecido nervoso que agrupando-se que forma substância amarela do sistema nervoso central, também se encontra as glândulas do sistema nervoso Periférico.
Estrutura do neurônio: O neurônios são constituídos por duas partes.
(A) Um corpo o Soma Neural.
(B) Uma Prolongação que são 2 tipos: eixo cilíndrico ou por um axônio e as dentritas o prolongação citoplasmática.
O Corpo Neural: E a porção essencial para a vida do neurônio, contém um núcleo um citoplasma e toda a maquinaria bioquímica para a síntese das enzimas e outras substâncias primordiais, para a vida da célula.
O Numero: Os neurônios alcanção aproximadamente cerca de 10¹¹ Neurônios.
O Tamanho: O copor neural e variável, oscila de 5 Micros como as células granulosas da corteza cerebelosa ,ate 130 mícrones como dos neurônios motores Alfa da Medula espinhal o das células gigantescas piramidais da corteza motora cerebral.
A Forma: Os neurônios são variáveis exietem formas esféricas ou ovais, como o neurônio da glândulas Raquídios, outras optam formas pire formes como a célula de PURKINJE da corteza cerebelosa, outras são piramidais, como a corteza cerebral, e algumas adquirem formas estreladas como os neurônios da medeula espinhal .
De acorda as prolongações:os neurônios de agrupam em 1)Monopolares: com uma prolongação como a dos gânglios Raquídios,2)Bipolares: com dos prolongações como neurônios bipolares neurais,3)Multipolares: eu possuem muitas prolongações são as mas numerosas por exemplo se encontra com a anterior da medula espinhal cerebral,etc. [pic 2]
O Axônio o Cilindro:e uma prolongação neural fina e única constituí um polo Efetor do neurônio se desprende do citoplasma na zona denominada como axônio e distalmente se arboriza e termina e termina em dilatações botões terminais o sinápticos.
Estão rodeados pela vaina mielina, mas também exstem fibras o axônios com poucas o nada de mielina.
As Dentritas: são as prolongações citoplasmáticas que se ramificam repetidamente são geralmente mutiplas e representam o Polo Receptora do neurônio, representa espinha onde produzem se produzem contatos sinápticos.
Funções dos neurônios: O Neurônios como a célula diferenciada cumpre as funções básicas de excitabilidade, condutibilidade e Tonicidade, vale a pena dizer que o neurônio se especializam para captar, Transmitir, elaborar e responder e os estímulos o as informações que se chegam. Estas funções se realizam graças a os escalones neurais existem no sistema nervosos central.
O sentido direcional do impulso nervoso vai desde as dentritas que es o polo receptora, aferente o centrípeto o corpo neural e de este o axônio que e o polo efetor eferente o centrifugo.
Por outra parte os neurônios de acordo a função que desempenha pode agrupasse em motoras, sensitivas ,sensoriais, sensoriais, vegetativas, e associadas.
Fibras Nervosas:e o elemento anatômico fino que representa as prolongações periféricas nervosas dos neurônios (dentritas e axônio) que estão rodeados de mielina, são mielínicas caso contrario são amielinicas.
As fibras nervosas podem agrupassem formando pacotes de fibras que se denominam:
(A)Haz: representam o conjunto de fibras homogêneas tanto morfologicamente como funcionalmente já que tem idêntico origem e terminação Ex: haz Espinotalámiico lateral.
(B)Fascículo: e o conjunto de fibras heterogêneas morfologicamente e funcionalmente pôs tem diferente origem e terminação Ex: fascículo longitudinal médio C) Cordão: e uma agrupação maior de fibras por Ex: o Cordão Posterior da Medula Espinhal.
Arco Reflejo: E a unidade funcional do sistema nervoso central, que cuida de toda atividade somática e visceral e o conjunto de sucessão de reflexos. Por exemplo a granulação , a mancha o papeado ,etc: cuja a resposta pode ser motora ou secretora.
(A)Todas as aferencias sensitivas chegam a medula espinhal por raízes posteriores.
(B)O controle primário dos movimentos estão rígidos por unidades motoras ,constituídas pelos neurônios Alfa e Fibras Musculares inervadas por elas através de placas motoras.
(C)O uso neuromuscular e sensível as variações de longitude, al estiramento e relação das fibras musculares e esta inervado por as motoneurais situadas na motoneurais Alfa até a medula anterior de da medula e forma o bucle Gama que conjunto al reflexo miotático, constituí a base fundamental das Unidades motoras que sustem o tonos muscular.
de acordo a sua complexidade os arcos reflexos podem ser:
Arco Reflexo Miotático Simples: chama-se também de monosimpatico o de primeira ordem. intervém em no funcionamento dos neurônios, uma aferente e outras aferente.
para sua compreensão explicaremos no reflexo complementar rotuliano, que e o reflexo profundo.
Se inicia com um estimulo mecânico que captam o tendão rotuliano pelo aparato tendinoso de GOLGI y em musculo quadríceps pelo o osso neuromuscular de KUNHE sensível a distensão o estriamento muscular.
Ambos receptores transmitem o estimulo do neurônio sensitivo aferente localizada no gânglio Raquídio e esta neurônio por sua prolongação central o axônio penetra a medula espinhal ,pela raiz posterior ao encontro motoneural da asa anterior onde fazem sinapses.
Os Axônios dos neurônios motoras emergem formando as raízes anteriores e se dirigem a inervar o musculo quadríceps (musculo agonista) qual contração produz o reflexo patelar o de extensor . ao mesmo tempo os neurônios
[pic 1]
...