Sistema Nervoso Sensorial
Por: Edilma_ • 29/9/2015 • Dissertação • 402 Palavras (2 Páginas) • 497 Visualizações
O sistema nervoso sensorial
O sistema nervoso sensorial é o responsável pelo reconhecimento dos estímulos dos meios interno e externo e a condução dessa informação até o S.N.C. onde ela será interpretada, resultando na percepção sensorial. Essa percepção é iniciada pelos receptores dos neurônios aferentes sensoriais, cujos corpos celulares estão localizados em gânglios na raiz dorsal da medula (nervos espinhais) e do tronco encefálico (nervos cranianos). É válido destacar que esses neurônios são pseudounipolares (um único prolongamento axonal se subdivide), pois uma projeção axonal se dirige ao S.N.C. enquanto a outra se direciona para o receptor periférico.
Após a interpretação do estímulo no S.N.C. são geradas as modalidades sensoriais (diversos tipos de sensibilidade que experimentamos), que podem ser somáticas (dor, sensação térmica, propriocepção e tato) ou especiais (olfação, audição, visão e gustação). Cada modalidade sensorial é caracterizada por diferentes mecanismos de transdução (conversão dos estímulos em potenciais de ação), cada uma com seus respectivos neurotransmissores e receptores. Contudo, qualquer que seja o tipo de estímulo que ative o receptor, seu efeito imediato é de alterar a permeabilidade da membrana da célula, com a abertura dos canais iônicos, gerando, assim, um potencial de ação do receptor (potencial do receptor).
Por fim, existem algumas transduções com características peculiares: As vias de dor e temperatura, assim como todas as vias somáticas, apresentam uma cadeia de três neurônios, que, neste caso, constitui a via espinotalâmica. Seus receptores são as terminações livres. A via de pressão e tato protopático tem como receptores os corpúsculos de Meissner e Ruffini e ascende pela via da coluna posterior lemnisco medial. A via de propriocepção consciente, tato epicritico e sensibilidade vibratória tem como receptores respectivamente: órgãos tendinosos de Golgi e fusos musculares; corpúsculos de Ruffini e Meissner; e corpúsculos de Vater Paccini. Essa via ascende pelos fascículos grácil e cuneiforme, chegando ao córtex. Na face, as vias responsáveis pela recepção e condução dos estímulos são as vias trigeminais.
No caso da sensibilidade especial, neurônios modificados são os responsáveis pela recepção dos estímulos. As vias da sensibilidade especial organizam-se, de modo geral, de maneira diferente das vias somestésicas. Apesar da via gustativa apresentar a mesma organização, com três neurônios, a vias auditiva e vestibular apresentam dois neurônios e as vias óptica e olfatoria apresentam quatro neurônios. O trajeto básico é do receptor para o tálamo, onde o estímulo se torna consciente e posteriormente para a área correspondente do córtex cerebral, onde o haverá a discriminação sensorial.
...