TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Controle do Organismo

Por:   •  27/4/2015  •  Dissertação  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

2. ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES ORGÂNICAS

Os compostos orgânicos têm como característica em sua composição C, H, O, N.

Sua ligação química em geral é feita com um C2 (C central), um grupo amina, um grupo carboxila e um radical. Algumas ligações têm afinidade com H2O.

A função deles é estrutural e dinâmica. Compõem o esqueleto celular e de sustentação (colágeno e elastina).

As enzimas fazem parte também deste compostos, e catalisam muitas reações químicas do organismo. Outra função dinâmica da proteína é o transporte de moléculas e a defesa do organismo. Tem ainda ação hormonal, contração muscular. Cada aminoácido atua com um pH ideal.

3. HOMEOSTASE

4. SISTEMA DE CONTROLE DO ORGANIMO

Os sistemas que são capazes de manter o equilíbrio do organismo são dados por vários órgãos e tecidos que ajudam a desempenhar funções de estabilidade. Está manutenção de equilíbrio interno, é denominada homeostasia.

Homeostasia é a capacidade de manter constante o meio interno de um organismo, de frente as variações do meio externo, ou seja, é a maneira que o organismo encontra para regular seu meio interno (mantendo a estabilidade) em ambientes não favoráveis. Pode ser encontrada nos mais diversos sistemas vivos, desde animais até plantas.

A regulação dos processos da homeostasia em células e organismo depende, principalmente, dos parâmetros vitais, sendo eles temperatura, ph, frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial, quando um desses é alterado de forma inadequada, pode levar o organismo à doença ou até a morte.

O feedback é uma maneira de responder a um estimulo sobre alguma variável particular, podendo ser positivo ou negativo.  Positivo quando ocorre a estimulação do produto final, ou negativo, que impede a estimulação do produto final, este ocorre na maioria dos casos, pois quando em excesso ocorre a inibição da secreção, ou seja, o sistema de homeostasia também é mantido através de feedback, onde o próprio organismo consegue ser perceptível sobre a inibição ou estimulação do produto final para a estabilidade interna.

Quando o organismo demanda uma correção a mais, sobre algum estimulo enviado, o sistema de controle adaptativo pode ajudar o sistema de controle.

Além desses sistemas, existem outros de fundamental importância para os organismos mais desenvolvidos, como por exemplo, o sistema nervoso o sistema endócrino.

O sistema nervoso é constituído por célula nervoso ou neurônio e age na coordenação do organismo, ele que é capaz de receber e efetuar a transmissão dos impulsos nervosos diretamente para um órgão receptor. O sistema endócrino é responsável por emitir mensagens, ele é constituído por glândulas endócrinas que são capazes de secretar hormônios através da corrente sanguínea que só atingem uma única célula especifica.

5. SISTEMA NERVOVO

O sistema nervoso, nos vertebrados, é localizado na parte dorsal do corpo e protegido por meninges, ou seja, uma estrutura esquelética. As meninges são divididas em três: dura-máter (externa), aracnoide (do meio), e pia máter (interna).

Quando falamos de sistema nervoso logo pensamos no cérebro, sendo um dos órgãos mais importantes do nosso corpo é capaz de controlar todos os movimentos e ações, sejam elas voluntárias ou involuntárias. Além disso, também pode ser responsável pelo controle de liberação de substâncias químicas que vão atingir outras partes do corpo.

Junto ao cérebro, temos a medula espinhal, que formam o sistema nervoso central; eles trabalham levando informações do corpo ao cérebro por reações instantâneas, como por exemplo, tirar o dedo do fogo para não queimar ou do cérebro ao corpo, mexendo os braços e pernas.

Mas estas reações só acontecem por meio de ligações químicas entre as células nervosas, conhecidas também como neurônios ou células nervosas.

O neurônio é formado por três partes principais: corpo celular, dendritos e axônio. E ocorre uma diferenciação de três tipos de neurônios, que são: sensoriais, motores e Inter neurônios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (300.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com