Surto de Doenças Ecológicas
Por: 1010lu • 13/3/2019 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
Aluna: Juliana Maria Cortez Torres Pereira
Turma: 011 Matrícula: 18000078
Professora: Andreia Silva
Manaus - AM
2018
- Doença por vírus Ebola
O surto teve início na África Ocidental, em Dezembro de 2013 na Guiné, e se divergiu em diversos países do oeste do continente africano, onde houveram registros dos primeiros casos.
A doença por vírus Ebola, conhecida no Brasil por doença por vírus ebola é transmitido pelo ebolavírus que possui quatro espécies: Ébola-Zaire, Ébola-Sudão, Ébola-Costa do Marfim, Ébola-Bundibuyo. Esse vírus pode ser manifestado através do contato com o sangue ou outros fluídos biológicos.
O ser humano é infectado de forma direta pelos morcegos-da-fruta, já que são esses mamíferos que abrigam o reservatório natural desse tipo de vírus. Não existem relatos por contaminação via aérea. O diagnóstico é feito por meio de amostras de sangue para a verificação da presença de anticorpos virais , ARN viral ou do próprio vírus.
- Fatores Ecológicos:
Uma hipótese é que o surto atual começou em uma época de seca prolongada, causada possivelmente pelo maior desmatamento das últimas décadas na região.
- Doença por vírus Zika
O surto de Zika começou em 2012, no Brasil e, posteriormente, se espalhou em outras partes da América do Sul, América Central e Caribe. Porém, relatos apontam que o vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, através de contaminação de macacos da floresra Zika, em Uganda; e em 1954 os primeiros casos em humanos.
O vírus Zika é um flavovírus da mesma família da febre amarela e dengue. A transmissão do vírus é feita através do Aedes Aegypti. O seu pico de casos ocorreu no primeiro semestre de 2015. Em casos de mulheres que contraíram o vírus Zika no período gestacional o feto acaba desenvolvendo microcefalia.
- Fatores ecológicos:
Intervenções humanas
Aglomeração de lixo
Desmatamento florestal
Construção de barragens
...