TRABALHO DE PSICOLOGIA EM CONTEXTOS MÉDICOS
Por: Olavo Ferreira • 1/8/2019 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO
CURSO DE MEDICINA
TRABALHO DE PSICOLOGIA EM CONTEXTOS MÉDICOS
Doenças ocasionadas pelo estresse
Olavo Ferreira Lopes Anjo n°78
Catanduva-SP
2019
Principais doenças ocasionadas pelo estresse
No contexto do mundo atual tecnológico, capitalista e frenético, o dia a dia dos indivíduos é marcado pela pressão destes sempre estarem atualizados e produtivos. Com isso, há um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos, além da liberação de diferentes hormônios, esses acontecimentos são resultados do estresse.
Com essas leves alterações no organismo, o estresse pode levar a diferentes doenças, como:
- Alterações no sono, pois as mudanças no padrão hormonal causam interrupções que atrapalham a qualidade do descanso, assim, o indivíduo dorme demais ou muito pouco.
- Depressão, já que o principal hormônio controlador do estresse é o cortisol, logo, quando esse hormônio aumenta muito, ocorre à diminuição de dois neurotransmissores: a serotonina e a dopamina. A redução dessas substâncias está fortemente associada à origem da depressão. Além disso, as alterações no sono também estão relacionadas com a depressão.
- AVC e Infarto, a pressão sanguínea e a frequência cardíaca aumentada facilitam o endurecimento das artérias e, consequentemente, a formação de coágulos que podem evoluir para essas doenças.
Com isso, percebe-se a relação do estresse com uma série de doenças, que além dessas citadas aqui, também se incluem doenças de pele, distúrbios alimentares, tensão muscular e ansiedade. Enfim, o é necessário identificar os sinais de estresse e buscar alternativas para tratá-lo.
...