Tradução do Artigo Sobre Diabetes
Por: Gabrielle Machado • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 418 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Resumo do artigo pra atividade de ic
Apesar da Organização Mundial de Saúde(OMS) ter criado uma meta de reduzir a prevalência pra 1 caso por 10 000 habitantes até o ano de 2000 isso não ocorreu em nível mundial. No entanto mais de 13 milhões de doentes foram curados mundialmente e 112 dos 122 países onde o nível era superior à meta em 1985 conseguiram reduzir o nível para o proposto pela OMS até o final de 2003.
Em 10 países a hanseníase continua como um problema de saúde pública e concentra-se em 6 países endêmicos que possuem 83% da prevalência global e a Índia concentrava a maioria dos casos do mundo.
O termo incidência foi substituído por “ detecção” por conta de ser uma doença crônica, com um longo período de incubação.
O Brasil não conseguiu atingir o objetivo de eliminar a Hanseníase como problema de saúde pública até o fim de 2003. Mas nos últimos 15 anos reduziu-se em 80% a prevalência no país. Em Santa Catarina e no Rio Grande do SUL a doença foi eliminada e em São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Paraná a mesma está caminhando p0ara isso. Enquanto isso na região Centro Oeste são poucos os estudos epidemiológicos sobre hanseníase.
Entre 1998 e 2003 foi constatada a diminuição da prevalência e a detecção se manteve constante. HÁ uma percentagem considerável de casos em menores de 15 anos. O diagnóstico de alto percentual de doentes bacilíferos e o aumento de pessoas que foram diagnosticadas já com incapacidade física, gerou dúvida sobre a situação da doença na cidade de Campo Grande. Tanto que a hipótese de o número de casos existentes ser maior do que se conhece foi reforçada, o que contribuiria para a manutenção dos níveis de incidência. Essa realidade pode ser semelhante à constatada em outros locais.
Roquete et al. e Aquino et al. , ressaltaram o fato de homens serem os mais atingidos por essa doença, possuírem mais bactérias pelo corpo e serem diagnosticados tardiamente , no entanto o sistema de saúde não tem levado isso em consideração no controleda transmissão da doença.
Assim, a realização de pesquisas regionais podem ser úteis para criação de estratégias diferenciadas para cada local.
Destas observações decorre o objetivo do presente relato, quais sejam, conhecer as características epidemiológicas de clientela de um serviço de assistência a pacientes com hanseníase no município de Campo Grande, MS, buscando identificar perfis que possam subsidiar as ações dos serviços de saúde na prevenção e controle da doença.
...