Resenha Crítica - Artigo diabetes mellitus
Por: kethelynaila • 23/5/2020 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 1.926 Visualizações
Artigo: Diabetes Mellitus: avaliação e controle através da glicemia em jejum e hemoglobina glicada.
De acordo com o artigo, a diabete Mellitus tipo 1, é uma doença crônica que se concernente a baixa produção de insulina no pâncreas, que desencadeia uma série de complicações, como, lesões e placas nos vasos sanguíneos que comprometem a oxigenação dos órgãos, e elevam os riscos de infartos e acidente vascular cerebral (AVC).
O distúrbio é movido pelo metabolismo da glicose, gorduras e proteínas, que apresentam graves consequências. O diagnóstico de diabetes tem base nos valores de glicemia plasmática em jejum de 8 horas. Quando dosada a glicemia em jejum dos pacientes, o resultado é voltado especificamente aos índices de como está o nível da glicose plasmática nas últimas horas. O exame de glicemia em jejum é o meio clássico de se diagnosticar o diabetes mellitus.
Quando em jejum, a taxa de glicose no sangue deve encontrar-se abaixo de 100 mg/dL nos pacientes considerados normais, no entanto, se os níveis glicêmicos estiverem entre 100 e 125 mg/dL, é possível afirmar que o paciente possui alteração na glicemia em jejum, denominada também de hiperglicemia não diabética ou pré-diabetes.
Quando o valor da glicemia em jejum encontra-se acima de 125 mg/dL em pelo menos duas coletas sanguíneas realizadas alternadamente, obtém-se o diagnóstico para o diabetes mellitus. Quando os níveis da glicemia sanguínea estão elevados, uma parte da hemoglobina começa a conectar a essa glicose circulante em excesso, produzindo então, a hemoglobina glicada, ou seja, hemoglobina ligada à glicose.
O diabetes pode ser prevenido, inicialmente, por meio de mudanças na rotina de vida, estudos comprovam que hábitos de vida mais saudáveis, como uma dieta balanceada, rica em fibras, associada à prática de exercícios físicos, contribuem para reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes mellitus.
Considerando os fatos apresentados, é possível afirmar que todos os exames e acompanhamentos médicos, junto com os cuidados e restrições do que deve ser informado ao paciente com diabete mellitus, é de muita importância. Pois contribuem para que a conduta a ser realizada seja correta.
O paciente portador de diabetes está sujeito a diversos riscos de saúde, que, consequentemente são prejudiciais ao longo da vida, portanto, recomenda-se a realização de exames regularmente para o acompanhamento dos níveis de glicose no sangue, sugere-se em alguns casos, a reeducação alimentar e a inclusão de atividades físicas na rotina, como também, dependendo da situação, é exigido o uso de insulina e/ou outros medicamentos que regulam os níveis glicêmicos.
...