ESTUDO DIRIGIDO FISIOLOGIA SISTEMA RESPIRATÓRIO
Por: AMANDALAUREANO06 • 8/7/2015 • Trabalho acadêmico • 916 Palavras (4 Páginas) • 2.102 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO FISIOLOGIA
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Quais as funções do sistema respiratório? Descreva suas estruturas.
Realizar trocas gasosas = captação de O2 eliminação de CO2. Função endócrina, produção de enzima conversora de Angiotensina no pulmão. Reserva sanguínea em situações de hipovolemia. Filtração venosa/partículas estranhas.
Vias aéreas = Nariz, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios. (Até bronquíolo terminal é zona condutora). Bronquios respiratórios e ductos alveolares fazem parte da Zona Respiratoria.
Pulmão = Distensibilidade (complacência) pneumócitos tipo II: surfactante (estabilização da membrana alveolar, diminui a tensão superficial dos alvéolos) distribuição do ar para alvéolos de pqno tamanho.
Quais músculos participam da inspiração e da expiração?
Contração muscular durante a inspiração basal = mm. diafragma mms. intercostais externo
Relaxamento muscular durante a expiração basal mm. = diafragma mms. intercostais externos mms. intercostais internos (contração)
Qual o principal músculo que participa da respiração? Qual sua importância?
Diafragma. Para que aconteça o processo da respiração, é necessária a ação do diafragma, quando contraído, o diafragma aumenta a cavidade torácica e, com isso, diminui a pressão ao redor dos pulmões. Com a pressão do entorno diminuída, os pulmões conseguem se expandir, e a sua pressão interna fica menor (mais negativa), fazendo com que o ar entre devido à diferença entre a pressão externa – meio ambiente – e interna. Este processo é chamado de inspiração. Quando o diafragma relaxa, a cavidade torácica diminui, aumentando a pressão em volta dos pulmões, o que faz com que o ar seja empurrado novamente para fora.
O que é frequência respiratória?
Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios ( inspiração e expiração) que o organismo realiza involuntariamente por minuto.
O que é e quanto é o volume corrente?
Volume de ar inspirado e expirado a cada respiração normal, 0,5L
O que significa capacidade vital e capacidade pulmonar total?
Capacidade vital: Volume expirado durante uma expiração forçada após uma expiração máxima 4,5L
CV= Volume corrente + Volume de reserva inspiratório + volume de reserva expiratório.
Capacidade Pulmonar Total: Volume máximo que os pulmões comportam após o maior esforço respiratório possível 6L
CPT= capacidade vital + volume residual.
O que significa volume inspiratório de reserva e volume respiratório de reserva?
Volume inspiratório de reserva: Volume de ar que pode ser inspirado acima e além do volume corrente 2,5L
Volume expiratório de reserva: Volume de ar que pode ser expirado após o final da expiração do volume corrente 1,5L
Qual é a função do surfactante, onde é produzido?
Esta substância é sintetizada pelos corpos lamelares encontrados nos pneumócitos tipo II e exerce diferentes funções, sendo a mais importante a diminuição da tensão superficial dos alvéolos, o que, consequentemente, diminui a força necessária para a inspiração, facilitando a respiração. Além disso, sem o surfactante, a tendência dos alvéolos seria colapsar durante a expiração.
Qual é a relação do sistema cardiovascular com o sistema respiratório?
O sistema respiratório faz a troca de gases no sangue que é trazido pelo sistema circulatório. Ele dá oxigênio que será levado pelas hemácias (pelo sistema circulatório) a todas as nossas células. O sangue que vem dessas células, pobre em oxigênio, volta a passar pelo sistema respiratório, que lhe dá oxigenação e assim por diante, num ciclo.
Qual o significado de complacência pulmonar?
Medida da alteração de volume (∆VL ) numa dada mudança da pressão transpulmonar [∆ (PPUL – PIP)] = DISTENSIBILIDADE PULMONAR
...