Entrevista
Por: Andressa Nunes • 30/11/2015 • Projeto de pesquisa • 411 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
Qual o motivo de escolher sua área de atuação?
O que me direcionou para a profissão foi o gosto pela ciência, saúde Além do mais no curso de nutrição constavam matérias que sempre me atraíram (uma dica para quem está escolhendo o curso).
Cite atividades que desenvolve no seu ambiente de trabalho.
Examino individualmente onde são observados história clínica pregressa, estado nutricional, físico e bioquímico, formulo o diagnóstico nutricional e realizo e técnica dietética. Os casos mais comuns são controle de peso, aconselhamento e educação nutricional para indivíduos sadios ou enfermos, celíacos, desnutrição, diabetes, cirrose hepática, hiperuricemia (gota), insuficiência renal, hipertensão arterial, constipação intestinal, dentre outras.
Quanto tempo trabalha na área?
Há 4 anos.
Quanto tempo encontra-se no atual local de trabalho? Quais as dificuldades encontradas nele?
Construí essa clínica em 2012. As maiores dificuldades foram no começo com a questão financeira para terminar os projetos. Atualmente, são alguns clientes que pedem dieta mas, no fundo, sabemos que não tem força de vontade para segui-la.
Qual o seu horário de trabalho?
Faço meu horário de acordo com a quantidade diária de clientes. Na clínica são em média 6h (atendendo 7/pessoas), em casa ou no escritório são mais 5/6h.
Desenvolve atividades em equipe multidisciplinar?
Desenvolvi quando me formei, por exemplo, estágios em postos de saúde e orientação escolar.
Trabalha ou trabalhou em outro local?
Postos de saúde e escolas, no começo.
Está satisfeito com sua profissão?
Sim, estou muito satisfeita com a minha profissão. É muito esforço mas a recompensa é valiosa!
Dê sua opinião sobre o nutricionista hoje no mercado de trabalho.
O mercado de trabalho para quem se forma em Nutrição é bem abrangente. Durante a industrialização houve aumento na inserção da mulher no mercado de trabalho, consequentemente sofrendo a interferência de outros fatores (por exemplo: redução na realização de atividade física), a população passou por uma modificação do padrão alimentar (aumentando o consumo de gorduras saturadas, comidas “prontas” e/ou alimentação fora de casa, nem sempre opções saudáveis). O país, então, vem mudando com a chamada “Transição Nutricional”, a diminuição progressiva da desnutrição e o aumento do excesso de peso. Em resposta às modificações no padrão de comportamento alimentar e da drástica redução na prática de atividades físicas, a Transição Nutricional trouxe mudanças do perfil de saúde da população brasileira. Sendo uma profissão que está em alta para tentar reduzir o sobrepeso e tantas outras consequências que uma má alimentação e o sedentarismo causam.
...