MANUAL ESTAGIO NUTRIÇÃO
Por: yanesteves10 • 19/7/2019 • Trabalho acadêmico • 9.537 Palavras (39 Páginas) • 1.091 Visualizações
[pic 1]
MANUAL DE ESTÁGIO
ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS
SUPERVISIONADOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM
NUTRIÇÃO
Curso de Nutrição
Centro Universitário IBMR
Coordenadora do curso Profa. Raquel Senna Telhado
Rio de Janeiro, 2018
[pic 2]
APRESENTAÇÃO
O objetivo deste manual é fornecer informações básicas sobre normas de estágios referentes às unidades curriculares de estágio obrigatório do curso de Nutrição do IBMR, além de apresentar informações sobre a avaliação do estágio obrigatório.
No currículo do curso de Nutrição do IBMR as unidades curriculares de estágio obrigatório compreendem as áreas e carga horárias apresentadas abaixo:
- Estágio supervisionado I - área de Unidades de Produção de Refeições – (220 horas/relógio), sendo 180 horas/relógio na unidade concedente e 40 horas/relógio na Instituição de Ensino Superior. Carga horária semanal máxima 30 horas/semanais.
- Estágio supervisionado II – saúde coletiva - (220 horas/relógio), sendo 180 horas/relógio na unidade concedente e 40 horas/relógio na Instituição de Ensino Superior. Carga horária semanal máxima 30 horas/semanais.
- Estágio supervisionado III – área clínica hospitalar (220 horas/relógio), sendo 180 horas/relógio na unidade concedente e 40 horas/relógio na Instituição de Ensino Superior.
Carga horária semanal máxima 30 horas/semanais.
A leitura completa deste manual é imprescindível para o completo entendimento e para a boa execução dos estágios obrigatórios e quaisquer dúvidas devem ser dirigidas junto aos professores orientadores ou a coordenação do Curso de Nutrição.
1. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS EXIGIDOS PARA O ESTÁGIO:
[pic 3] Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
No início do estágio o aluno deve entregar na secretaria acadêmica três vias do TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (APÊNDICE 1), que será entregue pelo coordenador professor de estágio ou supervisor acadêmico de estágio para o aluno. O estágio só é validado na Instituição após entrega do documento preenchido e assinado pelo representante da unidade concedente na secretaria. Uma cópia é arquivada na IES, a outra fica na unidade concedente e a terceira cópia é devolvida ao aluno. Após a entrega do documento na secretaria e aprovação do coordenador do curso, o processo segue conforme fluxo da secretaria acadêmica.
Fluxograma de entrega de documentação do estágio
- O contrato de estágio é assinado e carimbado na unidade concedente e posteriormente entregue na IES para assinatura da coordenação.
[pic 4]
- Após protocolar requerimento no portal do aluno, as três vias são entregues a secretaria, após assinatura da coordenação, duas vias são devolvidas ao aluno e uma via anexada a sua documentação.
[pic 5]
- Antes do início do estágio o aluno deve participar do programa de integração conforme rotinas de cada unidade concedente
2. [pic 6]EXAMES OBRIGATÓRIOS
Os exames podem variar conforme exigência de cada unidade de estágio. Após a distribuição a coordenação fará o envio da relação dos exames solicitados em cada local de estágio, ficando sob responsabilidade de cada aluno a realização dos mesmos.
Importante:
Na entrega da documentação dos estágios, a cópia da carteira de vacinação já deve vir identificada com as vacinas exigidas . As comprovações de vacinação devem ser fidedignas: com carimbo e rubrica/assinatura identificando Unidade de Saúde da vacinação.
As transcrições devem ser identificadas como tal e igualmente carimbadas e rubricadas/assinadas.
3. SEGURO DE VIDA
O IBMR contrata seguro de vida da seguradora MetLife com cobertura para acidentes para todos os alunos em estágio obrigatório. O número da apólice de seguro é fornecido ao aluno, em caso de necessidade.
5. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO
O desempenho do discente será avaliado, considerando os aspectos de desempenho prático, conhecimento técnico e aspectos éticos profissionais.
Os nutricionistas da unidade concedente e do departamento de nutrição avaliarão os discentes juntamente com o orientador do estágio, através de rubrica de avaliação baseada em competências e habilidades específicas para cada estágio obrigatório. Além desta avaliação, o professor orientador possui outros instrumentos avaliativos que se diferenciam para cada segmento de estágio apresentados no APÊNDICE 3 desse manual.
...