O Exercício Nutrição Esportiva
Por: eduardamoraees • 11/3/2021 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE- CES
CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: NUTRIÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA
GRUPO 8 (PERGUNTAS): Janailson Santos da Costa, Jeane Cristina Dantas Alves, Liliane de Oliveira Medeiros, Maria Madalena Alves Ferro, Mayara Germana Oliveira Souto.
GRUPO 6 (RESPOSTAS): Ana Bernadete Paiva de Oliveira de Lima, Cleita Kelyane, Maria Eduarda Moraes Pereira, Maria das Vitorias, Mayany Carolyny Germano de Araújo.
3ª EXERCÍCIO
RECURSOS ERGOGÊNICOS COM ÊNFASE NOS LIPÍDIOS
CUITÉ/PB
2020
GRUPO 8 – PERGUNTAS
- Cite quais as funções dos lipídios no organismo.
- Explique de forma breve porque os exercícios de média intensidade resultam em maior oxidação de triglicerídeos do que os exercícios de alta intensidade.
- Qual a recomendação diária de lipídeos para atletas?
- Qual a importância da suplementação de ômega 3 para atletas?
- Explique a seguinte afirmativa: "A contribuição energética de lipídeos é dependente da intensidade e da duração do exercício."
- Sobre a Dieta Cetogênica assinale a alternativa que corresponde a recomendação de gordura dietética geralmente utilizada:
a) 20 a 35% das Kcal
b) 25 a 40% das Kcal
c) 55 a 70% das Kcal
d) 70 a 80% das Kcal
e) 75 a 85% das Kcal
- Os ácidos graxos podem ser classificados de acordo com o grau de insaturação. Classifique e cite exemplos de cada.
- A dieta cetogênica no esporte pode promover uma melhora no desempenho e utilização de gordura corporal? Explique.
- Disserte sobre as alterações que ocorrem no corpo quando o atleta realiza exercício aeróbio em jejum.
- Em qual/quais situações o jejum é indicado?
GRUPO 6 – RESPOSTAS
- Os lipídeos apresentam a função de armazenar triglicerídeos, atua como isolante térmico e no transporte de vitaminas. Ainda, alguns destes são utilizados como hormônios esteroides e outros estruturais, como os fosfolipídios.
- A oxidação de lipídios em alta intensidade, ou seja, maior que 85% VO2 máximo não é capaz de manter a demanda de energia existente durante o exercício, sendo assim, o organismo passa a utilizar glicogênio muscular e a glicose do sangue.
- Recomendação para adultos saudáveis (DRIS): 20 a 35 % das kcal, geralmente, recomenda-se que os atletas consumam uma quantidade moderada de gordura (aproximadamente 30% de sua ingestão calórica diária).
- As aplicações da suplementação de ômega 03 para desempenho esportivo são relevantes para os atletas de esportes de força e resistência. De acordo com estudos científicos, o ômega possui benefícios que podem melhorar a adaptação muscular, metabolismo energético, recuperação muscular e prevenção de lesões.
- Ou seja, os exercícios de longa duração e dependendo de sua intensidade, o lipídeo assume como a principal fonte energética, porque há a depleção do glicogênio muscular.
- A resposta certa é a letra D
- Os lipídeos podem ser classificados em saturados (manteiga, óleo de coco, cacau, gordura animal) e insaturados (óleos).
- Sim, os lipídios possuem mais densidade energética e rende mais energia do que os carboidratos, sendo assim, seja interessante este tipo de dieta e também mobilizações mais intensas deste macronutriente. No entanto, para esta oxidação necessita de mais oxigênio, então talvez, a longo prazo não seria viável manter a dieta.
- Sabe-se que o jejum prolongado diminui os níveis de glicogênio (que é responsável por fornecer energia ao corpo), fazendo com que haja o aumento da perda da massa muscular e ocasionando fraqueza. A junção do jejum prolongado e treinos aeróbicos podem acarretar o mal-estar, tonturas e até desmaios.
- O jejum é indicado para um exercício aeróbico de baixa a moderada intensidade, pois induz um aumento na oxidação da gordura, especialmente quando comparado ao exercício realizado após uma refeição que contém carboidratos.
...