O bem estar do individuo
Por: é Diana e não Jana ✴ • 27/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 10.633 Palavras (43 Páginas) • 442 Visualizações
INTRODUÇÃO
O bem estar é formado por características nutricionais, nível de stress, atividade física diária, relacionamentos e comportamentos preventivos de um indivíduo, e seu principal objetivo é a saúde e a qualidade de vida. (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000, p.49-50).
No mundo atual, com tantas mudanças tecnológicas houve uma diminuição das atividades físicas no trabalho, em casa e no lazer, afetando também os padrões alimentares seguido de momentos de stress, que é um acontecimento natural na vida humana, mas que nos levam a ter uma qualidade de vida fora dos padrões ideais. (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000, p.53-57).
O bem estar espiritual em estudos recentes mostrou que atua como um protetor de problemas psiquiátricos leves. (VOLCAN; SOUSA; MARI; HORTA, 2003, p. 441-442).
Entre muitos valores temos aqueles que o próprio ser se dá, como a autoestima, que é o valor físico e emocional que se dá a si mesmo. Quando o indivíduo está com sua autoestima elevada ele se sente mais seguro e confiante sendo capaz de desenvolver seus afazeres e até passar por seus problemas com maior facilidade, pois mesmo quando passam por problemas estes indivíduos recuperam com maior rapidez o foco positivo das coisas e da vida. Completamente diferente de indivíduos que perdem sua autoestima por não estarem satisfeitos com sua aparência, com seu ambiente de trabalho, com seus relacionamentos pessoais e com seus hábitos de vida. Portanto, garantir e propiciar o bem estar é contribuir para autoestima, qualidade de vida e saúde de um indivíduo. (QUEROZ; NERI, 2005, p. 292-294).
O profissional da estética cuida do corpo, rosto, cabelo, manutenção da saúde, proporcionando o bem estar e beleza geral à quem o procura, a área da estética evolui a cada dia e busca constantemente incorporar novas tecnologias relacionadas a produtos, aparelhos e procedimentos, que visam a melhoria do cliente retratando em geral a sua beleza, sendo ela física ou psicológica.
Durante a aplicação das terapias estéticas, o profissional tem contato diretamente com o paciente, com os produtos e aparelhos utilizados, fazendo com que ocorram inúmeras possibilidades de riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. (GARBACCIO; OLIVEIRA, 2012, p. 1-9).
Para evitar tais riscos é de extrema importância o uso da biossegurança, que consiste em procedimentos a fim de reduzir ao mínimo ou até eliminar riscos que possam comprometer a vitalidade do trabalhador. Para a aplicação da biossegurança, é necessário um conhecimento básico para o manuseio correto de equipamentos denominados EPI (Equipamento de proteção individual) e EPC (Equipamento de proteção coletiva), estes equipamentos evitam possíveis acidentes causadores de infecções, patologias, lesões e tantas outras situações de riscos. (MASTROENI, 2006, p. 3-4).
Nos dias de hoje a beleza e a saúde caminham juntas, o conjunto de uma alimentação balanceada, exercícios físicos diários juntamente com a estética podem trazer muitos benefícios à saúde física e mental de quem as pratica, proporcionando ao indivíduo uma melhor condição de vida e bem estar, e o profissional esteticista deve agir de forma ética visando a dignidade humana e prezando os princípios da autonomia, da beneficência, da justiça e da não maleficência, e estar muito bem informado e apto para lidar com todas as novidades e as técnicas já existentes, ter conhecimento anatomofisiológico do corpo humano para a aplicação correta de todas as práticas e procedimentos estéticos, agindo com responsabilidade, competência, honestidade, prudência, e com clareza para com o paciente e seus colegas de profissão, seguindo o código de ética profissional do esteticista que tem como base as atitudes que devem ser respeitadas no exercício da profissão, assim será um ótimo profissional e respeitará as limitações fisiológicas, físicas e psicológicas de seus clientes, respeitando os direitos e a vida humana. (FERNÁNDEZ, 2000, p.23-31; CLOTET, 1993, p.1-4; DURAND, 2007, p. 85).
Objetivo
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da integração das ações e comportamentos de um indivíduo em seu dia a dia, que levam ao benefício ou ao malefício de sua saúde, bem estar e auto estima, abordando também de que forma o profissional esteticista pode contribuir de maneira positiva à esse indivíduo através de conhecimentos e aplicação da biossegurança, da bioética e das técnicas e procedimentos de massagens, tendo prudência no agir profissional, honrando seu trabalho e profissão.
O BEM ESTAR DO INDIVÍDUO
Nutrição e Peso Ideal
A nutrição é a combinação de processos através dos quais o organismo vivo recebe e utiliza os alimentos necessários para a manutenção de suas funções, tais como:
_ Reprodução;
_ Crescimento e conservação da vida;
_ Atividade ótima e eficiente das funções do corpo;
_ Resistência às infecções;
_ Capacidade de reparar lesões corporais.
A alimentação é a base de nossa vida, pois o consumo de alimentos é o principal combustível para o bom funcionamento do corpo e o desenvolvimento físico e mental, sabe-se que a alimentação deve ser saudável e equilibrada, tanto em qualidade, quanto em quantidade, assim teremos energia para nos mantermos ativos, e o trabalho metabólico funcionará de forma normal, conduzindo o indivíduo a atingir e manter seu peso ideal.
O hábito alimentar está diretamente ligado aos aspectos psicológicos, fisiológicos e socioculturais, fatores como consumo excessivo de cigarro e álcool, sedentarismo, estresse, alto consumo energético nas refeições diárias, resultam em deficiência de nutrientes e vitaminas, sendo assim, muitas doenças surgem relacionadas com a má nutrição. (WITT; SCHNEIDER, 2009, p. 3912).
Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que atuam em uma ou mais funções do organismo, por isso, não podem ser substituídos uns pelos outros.
São divididos em:
- Macronutrientes: Carboidratos, Proteínas e Lipídeos.
- Micronutrientes: Vitaminas, Minerais e Água.
Os nutrientes sintetizados pelo nosso corpo são chamados de nutrientes não essenciais, e os nutrientes não sintetizados pelo nosso corpo, como vitaminas, minerais e alguns ácidos graxos, são chamados de nutrientes essenciais, estes devem ser obtidos por meio da nossa dieta ou através de suplementação.
A deficiência nutricional surge quando quantidades inadequadas de nutrientes essenciais são fornecidas aos tecidos que necessitam deles para seu funcionamento normal.
É considerada primária quando na dieta falta um ou vários nutrientes em particular.
...