OS INSTRUMENTOS DE LABORATÓRIO
Por: cavaleirodr • 16/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.850 Palavras (12 Páginas) • 258 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
MATHEUS EUGÊNIO BARBOSA DE ALENCAR
IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE LABORATÓRIO
TERESINA-PI
2019
MATHEUS EUGÊNIO BARBOSA DE ALENCAR
IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE LABORATÓRIO
PROFESSORA: DRA. KAROLINE DE MACÊDO GONÇALVES FROTA
MONITORES:
TERESINA-PI
2019
1 INTRODUÇÃO
Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação específica em química, física e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados. (INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ILQ0001 – UDESC 2014)
No quesito segurança, o laboratório é um local de trabalho onde o cuidado e a atenção são essenciais para a prevenção de acidentes. O uso de jaleco, calçado fechado e calça são pré-requisitos na maioria das praticas em laboratório, pois o cuidado pessoal inclui tais exigências, bem como cabelos compridos devem ser presos, não comer ou beber em laboratório, para evitar a contaminação do recinto e do praticante, fazer apenas experiencias indicadas, é ainda, aconselhado o máximo cuidado com o uso de materiais inflamáveis e manuseio de equipamentos caros. (INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ILQ0001 – UDESC 2014)
Toda a vidraria empregada em laboratório deve ser perfeitamente limpa e livre de substâncias estranhas, afim de não afetar os resultados de análises e preparações de soluções. Marcações com caneta, resíduos químicos, resíduos biológicos, sujidades, tudo dever ser removido da vidraria durante o processo de limpeza. Para isso, podemos utilizar várias técnicas, específicas ou não, como: Lavagem, Banho ácido, Esterilização por temperatura, Manuseio. (TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS UNESP 2014)
Os equipamentos utilizados nos laboratórios são os mais variados, mas no geral todos seguem algumas regras básicas para sua utilização: O equipamento nunca deve ser usado para uma função que não a sua ou fora de suas normas de utilização; O equipamento nunca deve ser operado, ou utilizado por uma pessoa com dúvidas a respeito; Sempre que for ligar o equipamento, deve-se observar sua voltagem correta de funcionamento. No caso de aparelhos bivolt, observar se existe chave para modificação da voltagem, ou se a modificação é automática. (TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS UNESP 2014)
Reagentes líquidos, sólidos, soluções, meios de cultura e outros possuem características particulares que devem ser observadas durante a utilização e armazenamento. (TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS UNESP 2014)
O objetivo geral da prática em questão, tratou-se do reconhecimento dos mais variados materiais de laboratório, tanto de vidrarias, quanto equipamentos eletrônicos que poderão ser utilizados na disciplina de bromatilogia, em aulas práticas.
2 METODOLOGIA
Para a identificação de vidrarias e equipamentos do laboratório de bromatologia da Universidade Federal do Piauí, foi utilizado a nomeação dos devidos materiais em folhas de papel, para que fossem observados. Com o auxílios de monitores e da professora da referida disciplina de bromatologia, foram descritas as características e funções de cada material, para a produção de desenhos e consequentemente a fixação e aprendizado das devidas maneiras de utilizá-los em práticas de laboratório.
MATERIAIS OBSERVADOS:
- Pipeta - Erlenmaye
- Proveta - Tubo de centrifugação
- Gral com pistilo - Placa de Petri
- Bureta - Balão volumétrico - Funil de vidro - Forno Mufla
- Balão graduado - Estufa para esterilização e secagem
- Balão de fundo chato - Bloco digestor
- Becker - Piseta - Balão de vidro
- Pinça - Pinça em forma de tesoura - Centrífuga - Balança analítica
- Extrator – Condensador - Balança semi-analítica
- Manta aquecedora - Moinho de facas
- Chapa aquecedora - Capela de exaustão
- Cadinho de porcelana - Bastão de vidro
- Cápsula de porcelana - Vortex
- Dessecador - Potenciômetro
Suporte com garra - Moinho de martelos
- Tripé - Espátula
- Tela de amianto - Kitassato
- Bico de Bunsen - Bastão magnético
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
1 | Nome: almofariz com pistilo ou gral Utilidade: utilizado na pulverização de sólidos em pequena escala. |
2 | Nome: copo de Bécker Utilidade: serve para preparação de soluções, aquecimento de líquidos. |
3 | Nome: kitazato Utilidade: utilizado para filtração por sucção ou a vácuo (à pressão reduzida) |
4 | Nome: cadinho Utilidade: serve para calcinação e fusão de substâncias. |
5 | Nome: Centrífuga Utilidade: Separação de amostras de diferentes densidades. |
Tabela descritiva dos materiais observados
...