Os Ácidos Nucleicos
Por: Cissa25 • 27/6/2017 • Relatório de pesquisa • 655 Palavras (3 Páginas) • 1.237 Visualizações
1 INTRODUÇÃO.
Os ácidos nucléicos encontrados nas células são de dois tipos, cada um tem uma função definida na transmissão dos caracteres hereditários. O ácido ribonucléico (RNA) e o desoxirribonucléico (DNA) são polímeros de nucleotídeos, composto por três unidades simples: base nitrogenada (púrica ou pirimídica), pentose e fosfato.
Para isolamento dos ácidos nucléicos é preciso liberá-los das células por destruição das membranas celulares e subcelulares e dissocia-los do complexo DNA-proteína, por desnaturação protéica.
Os ácidos nucléicos são, em seguida, precipitados com ácido tricloroacético (TCA) a 20%, juntamente com as proteínas, e, posteriormente, extraídos com TCA a 5% a quente.
O DNA é detectado pela reação de difenilamina para a 2-desoxirribose, enquanto o RNA é determinado pela reação do orcinol para a ribosse.
2) OBJETIVOS.
A prática tem como objetivo evidenciar a presença dos ácidos nucléicos (DNA e RNA) encontrados em frações celulares de um homogeneizado, mediante reações características para as pentoses que os compõem.
De forma mais especifica:
a) Preparar um extrato celular e explicar a função dos reagentes utilizados.
b) Aprender a utilizar uma centrífuga.
c) Explicar as reações para a identificação de ácidos nucléicos.
3) RESULTADOS E DISCUSSÕES.
1)Justifique os procedimentos a seguir durante a extração dos ácidos nucléicos:
a) Uso de TCA a 20%.
O TCA a 20% tem como função precipitar proteínas, para que sejam separados o sobrenadante que são lipídeos e carboidratos.
b) Descarte do primeiro sobrenadante.
O descarte do primeiro sobrenadante é necessário porque nele contém lipídeos e carboidratos e o objetivo é adquirir o complexo DNA e proteínas, presente no precipitado.
c) Uso do TCA a 5%.
O uso de TCA a 5% é para que haja novamente a precipitação de proteínas, quebrando as ligações fosfodiéster e liberando pentoses
d) Descarte do segundo precipitado.
O segundo precipitado é descartado visto que nele está presente as proteínas e o material de análise desejado é o DNA.
2) Explique os resultados obtidos nos testes de identificação de ácidos nucléicos.
Nos testes de identificação de ácidos nucléicos foi encontrado DNA e RNA, visto que o fermento biológico é um fungo, portanto ser vivo, que contém células eucariotas e possuem em seu núcleo DNA e RNA.
4) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apostila – Práticas de Bioquímica, BQI 101 UFV 2012
LEHNINGER, A.L, NELSON, D.L, COX,
...