Projeto de Educação Ambiental
Por: mharo • 19/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.194 Palavras (5 Páginas) • 424 Visualizações
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
REAPROVEITAMENTO DE SOBRAS DE ALIMENTOS
Gabriela Marcondes – R.A.:C40FJF-1
Karen Osses – R.A.: C6ADC-1
Lucas Serqueira – R.A.: C5914-5
Marina Felício de Castro– R.A.: C592JB-0
Marina Haro Machado Allgayer - R.A.: T38807-4
Natália Aline – R.A.:T41167-0
Thaiane Gomes – R.A.: C3955D-3
São José dos Campos
2015
SUMÁRIO
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
2 JUSTIFICATIVA
3 MÉTODOS
4 DESENVOLVIMENTO
5 RESULTADOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
RESUMO
Este trabalho refere-se a técnica de reutilização de alimentos em ambientes domésticos, principalmente casca de frutas como maçã, pêra, laranja, cenoura, abacaxi e sobras de arroz. A finalidade disso é aumentar a absorção de vitaminas e nutrientes que estão presentes nas cascas destes alimentos e consequentemente diminuir o desperdício e o lixo orgânico, criando novas receitas. Assim, o grupo reproduziu receitas utilizando esses alimentos e demonstrando através de fotos o resultado dessas experiências.
Palavras-chaves: Reutilização de alimentos, ambientes domésticos, desperdício, receitas, resultado.
- INTRODUÇÃO
O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo. Uma imensa parte do que consumimos é disperdiçada, cerca de 40 mil toneladas de alimentos por dia confome dados retirados do site da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e poderiam nutrir cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.
Hoje encontramos várias soluções para melhorar nossos hábitos e diminuir os impactos no meio em que vivemos. Uma das estratégias é utilizar plenamente os alimentos e assim obter economia ao usar os recursos disponíveis sem desperdício. Essas atitudes trarão, não só uma atitude sustentável, como também uma melhora na saúde através de novos hábitos e uma vida mais saudável, pois muitos alimentos possuem em suas cascas a maior fornte de vitaminas e minerais.
Conforme a fonte Minha Vida, o valor nutricional das partes não convencionais de frutas por 100g do alimento são muito significativas. Na casca do abacaxi, por exemplo, encontra-se 8,58g de carboidratos, 0,56g de proteínas e 0,44g de gorduras. Já casca da banana, 4,48g são de carboidratos, 0,84g são de proteínas e 0,82g são de gorduras. Na casca da laranja, encontra-se 22,20g de carboidratos, 1,52g de proteínas e 0,99g de gorduras.
Portanto, reaproveitar alimentos é uma ação de sustentabilidade e uma forma de utilizar melhor os alimentos, potencializando suas qualidades nutritiva. Para isso se faz necessário uma mudança de comportamento com relação ao hábitos alimentares. São as pequenas atitudes das pessoas que mudam o mundo.
- JUSTIFICATIVA
Foi escolhido este projeto por uma conscientização do grupo ao se deparar em suas residências com desperdício de alimentos. Assim, pensou-se na reutilização de sobras de cascas de frutas, comidas e legumes em receitas práticas, nutritivas e saudáveis.
- OBJETIVO GERAL
Reautilizar sobras de alimentos como cascas de frutas, legumes e arroz na preparação de outras receitas como uma forma sustentável de diminuir o desperdício em casa.
- MÉTODOS
Para a realização deste projeto foi usado os seguintes materiais no preparo das receitas:
- Utensílios domésticos: liquidificador, forma, recipiente plástico, colher, jarra, panela e fogão;
- Ingredientes das receitas;
- Máquina fotográfica para registro.
Cada integrante do grupo realizou uma receita na sua residência utilizando os materiais citados acima, comprovando através de fotos cada etapa do processo de desenvolvimento da receita.
- DESENVOLVIMENTO
No processo de reutilização de sobras, cada integrante do grupo selecionou um alimento e realizou a preparação de uma receita em sua casa.
A seguir a descrição de cada uma delas, com os ingredientes necessários, o modo de preparo e as fotos para documentar e demosntrar o resultado de cada processo:
BOLO DE MAÇÃ COM CASCA
Realizada pela aluna Marina Haro Machado Allgayer
Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1 colher de chá e canela, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 pitada de sal, 4 maçãs com casca, 3 ovos, 1 xícara de óleo, açúcar e canela para polvilhar.
[pic 1]
Modo de preparo:
- Peneire todos os ingredientes sólidos em uma vasinha e reserve.
[pic 2]
- Bata no liquidificador 3 maçãs com casca, o óleo e os ovos.
[pic 3][pic 4]
- Acrescente a mistura aos sólidos, batendo bem
[pic 5]
- Despeje a massa em uma forma, pique a outra maçã que sobrou e espalhe sobre a massa e polvilhe canela em pó
[pic 6]
- Leve ao forno pré-aquecido por 40 min até dourar
[pic 7]
SUCO DE CASCA DE ABACAXI
Realizada pela aluna Gabriela Marcondes Moreira Lima
Ingredientes: Cascas de 1 abacaxi, 1 litro de água, 7 colheres (sopa) de açúcar
[pic 8]
Modo de preparo
...