Relatório Hortaliças e Frutas
Por: Mariana Crescioni • 26/5/2016 • Relatório de pesquisa • 684 Palavras (3 Páginas) • 3.485 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU –FIB
GABRIELA GORRERI
MARCELA BERNARDINO
MARIANA CRESCIONI
RELATORIO DA AULA PRÁTICA: Frutas e Hortaliças
Bauru
2016
Titulo: Hortaliças e frutas
Salada de Rúcula, Agrião e Manga
Introdução
Hortaliças são alimentos produzido em hortas. Existem as hortaliças herbáceas e as hortaliças fruto; as hortaliças herbáceas são consumidas as partes que crescem em cima do solo, exemplo: folhosos, talos, hastes, flores e inflorescências, como: alface, repolho, aipo, couve-flor e brócolis. Já as hortaliças fruto são consumidas os frutos, como: abobrinha, pepino, tomate e chuchu. (Domene, 2014)
As frutas são alimentos essenciais, possuem diversas vitaminas e minerais que ajudam para o bom funcionamento do organismo. Como beta caroteno, potássio e açúcares. As cascas são também muito importantes, pois tem grande parte de vitaminas e fibras importantes para a saúde. (Rizzato, 2013)
Consumimos diferentes partes da planta. Chamamos de fruta a maioria dos frutos maduros e de sabor doce, e de hortaliça as diferentes partes da planta consumidas frescas como salada ou preparadas de diferentes maneiras.
As frutas e hortaliças frescas continuam vivas depois de colhidas. Respiram, esquentam, perdem água, brilho, frescor, amadurecem, envelhecem. São muito sensíveis ao manuseio brusco, batidas, cortes, aceleram o seu envelhecimento e permitem a entrada de microorganismos oportunistas.
Aparência e qualidade normalmente andam juntas. Mas nem sempre boa aparência é sinônimo de bom sabor. Muitas vezes um produto manchado e menos colorido pode ser delicioso.
Para o pré-preparo das hortaliças e frutas deve-se a lavagem e a descontaminação. Com o objetivo de diminuir a qualidade de microorganismos, favorecer a qualidade sensorial dos vegetais e evitar a ação dos compostos antinutricionais. (Domene, 2014) As hortaliças podem ser consumidas cruas ou cozidas; podem ser cortadas: julienne, allumette, bastão, cubos e fitas. As frutas normalmente são consumidas cruas, porem podem ser usadas em preparações como: banana, caramelada, banana frita, salada de rúcula com manga e etc...
Objetivos
- Identificar e aplicar as técnicas corretas para pré-preparo e preparo de hortaliças e frutas.
- Visualizar as alterações dos pigmentos em hortaliças.
- Calcular FC e IC das hortaliças e frutas.
- Desenvolver receitas, com aplicação das técnicas de preparo de hortaliças e frutas.
Material
Nesta aula foram utilizados utensílios, como:
- Balança eletrônica;
- Facas;
- Descascadores
- Taboas para legumes (cor verde e branca);
- Solução para clorar
- Potes plásticos;
- Bacia plástica;
- Refratário;
E ingredientes, como:
- Água;
- Agrião
- Rúcula;
- Manga;
- Limão;
- Sal;
- Azeite;
Procedimento
Primeiro lavamos bem as folhas de agrião e rúcula.
Depois deixamos por 15 minutos as folhas de rúculas em solução clorada, na qual suas instruções era uma tampinha do produto para cada 1L de água.
Passando os 15minutos da cloração da rúcula, nós jogamos fora a água clorada onde se encontrava, lavamos de novo as rúculas e deixamos separado.
E fizemos o mesmo procedimento de cloração com as folhas de agrião.
E enquanto uma de nós fazia a cloração outra descascava as mangas, que era 2, e outra separava os temperos (limão, azeite e sal).
Nós tivemos problemas com as manga, pois uma delas estava pobre por dentro e tivemos que jogar a metade dela fora, já a outra estava muito madura, então não conseguimos corta-la em tiras largas e os cortes não ficaram padronizados.
Depois de tudo, lavado, clorado, limpo e cortados, nós temperamos a salada, (com limão, azeite e sal) e montamos, onde as mangas ficaram por cima, formando a palavra NUTRIU.
...