Relatório em Nutrição Clinica
Por: Jéssica Rolim • 10/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.442 Palavras (14 Páginas) • 660 Visualizações
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia Fundação Presidente Antônio Carlos[pic 1][pic 2]
Curso de Graduação Em Nutrição
JESSICA KATARINA DA SILVA ROLIM
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
Uberlândia – MG 2022
JESSICA KATARINA DA SILVA ROLIM
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
Relatório de estágio em Nutrição Clínica apresentado ao Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de NUTRICIONISTA.
Preceptora: Laura Reis Carrijo
UBERLÂNDIA - MG 2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 5
- OBJETIVOS 6
- Objetivo Geral 6
- Objetivos Específicos 6
- DESENVOLVIMENTO 7
- Dados gerais da empresa 7
- Estrutura do serviço Error! Bookmark not defined.
- Organograma da empresa Error! Bookmark not defined.
- Segurança do trabalho 18
- Layout e fluxograma 18
- Equipamentos 20
- Manutenção 21
- Planejamento de cardápios Error! Bookmark not defined.
- Abastecimento e armazenamento 21
- Política de compra 22
- Recebimento 22
- Armazenamento Error! Bookmark not defined.
- Pré-preparo e preparo de alimentos Error! Bookmark not defined.
- Produção Error! Bookmark not defined.
- Porcionamento e distribuição de alimentos Error! Bookmark not defined.
- Controles de qualidade Error! Bookmark not defined.
- Custo Error! Bookmark not defined.
- Manual de Boas Práticas e POPs Error! Bookmark not defined.
- Treinamento de manipuladores de alimentos Error! Bookmark not defined.
- Covid-19 Error! Bookmark not defined.
- Atividades extras desenvolvidas 27
- Check List Error! Bookmark not defined.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o Brasil passou por transformações importantes conhecidas como transição nutricional, transição demográfica e transição epidemiológica (BRASIL, 2005). As modificações nos padrões de alimentação, como a utilização de produtos pré-preparados e embalados, diminuição do consumo de alimentos de origem vegetal, aumento do consumo de alimentos de origem animal, produtos refinados, associadas à redução da atividade física, levaram ao crescimento expressivo da participação da obesidade no perfil da população (BRASIL, 2006; LEVY et al, 2009).
Dentre as condições clínicas comuns, para o âmbito ambulatorial da nutrição, encontram- se as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade, doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e que encontra sucesso na base dietética do emagrecimento. Geralmente, o principal objetivo da dietoterapia é a perda de peso, pois este fator melhora as condições clínicas e metabólicas acima citadas, quando o excesso de peso se faz presente, o que ocorre na maioria dos casos. (Ana Flavia)
Uma alimentação variada e balanceada, a prática regular de exercícios físicos, o controle do estresse e a adoção de um comportamento preventivo são considerados fatores que podem ser modificados com o intuito de adquirir uma melhor qualidade de vida (CHOW, 2010; WHO, 2002). Educar em nutrição não é tarefa fácil, e o nutricionista é considerado o profissional com habilidade e competência para desenvolver técnicas que conduzam a modificações de hábitos alimentares (BOOG, 2008).
A prática clínica baseada em evidências deve ser priorizada no cotidiano dos profissionais da saúde, é de fundamental relevância a experiência do estágio para o discente, pois é possível compreender de forma dinâmica o conhecimento teórico obtido através das aulas, se tornando também uma oportunidade de se preparar para enfrentar os desafios diários encontrados na vida profissional. Possibilitando ao discente, a certeza da escolha profissional por meio do aprendizado prático vivenciado no âmbito ambulatorial e valorizando a importância do nutricionista para manutenção e recuperação da saúde dos pacientes (Débora).
O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. É uma oportunidade de assimilar também a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer. A finalidade do estágio é proporcionar ao estudante um trabalho para a complementação do ensino no curso que ele está fazendo. Tem natureza pedagógica, visando à melhor formação profissional do estagiário.
Durante o período vivenciado além da avaliação do conhecimento técnico próprio da nutrição, a conduta profissional deste estudante enquanto profissional de saúde, respeito ao local (UNIPAC), cumprimento do horário, vestimenta, respeito aos colegas, são critérios que compõem o acadêmico, sendo também analisados pelos preceptores. Tendo também como prioridade proporcionar ao estagiário a vivência na atenção ao paciente, a triagem nutricional adequada, a priorização do apoio nutricional individualizado que envolve o cálculo da prescrição dietética, a prática da avaliação antropométrica e a coleta de dados sobre a anamnese alimentar, além do olhar humano, a postura e profissionalismo diante de diversas situações envolvendo pacientes. (Maria Dalla).
...