TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório merenda

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.070 Palavras (17 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 17

8. AVALIAÇÃO CRÍTICA DA REALIDADE ENCONTRADA NA INSTITUIÇÃO

Durante o período de estágio, foi observado que a merenda escolar oferecida, atende as necessidades nutricionais dos alunos beneficiados, porém há necessidade de melhor adequação nutricional, visto que o cardápio é padrão para todas as idades e dessa forma, pode haver sub ou superestimação de alguns nutrientes para determinada faixa etária, como foi observado nos cardápios avaliados, às refeições do almoço tiveram valores de macro e alguns micronutrientes superiores aos preconizados pelo PNAE.

Quanto à área da cozinha, pude observar que a demanda de refeições é grande, e existem apenas duas funcionárias que se reversam. Contribuindo assim para uma sobrecarga de trabalho, gerando insatisfação e falhas na execução das tarefas. Observei também inadequação na utilização de adornos e falta de higiene dentro da cozinha.

Do ponto de vista geral, a instituição possui uma excelente estrutura, com um pátio enorme que se torna propício para prática de atividades voltadas para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Portanto, observou-se que apesar de existir ambiente físico satisfatório para atender todas as operações, este não está totalmente de acordo com a Legislação vigente, sendo assim necessita que algumas medidas sejam adotadas urgentemente, sobretudo no que diz respeito à higiene do local e dos manipuladores, porém vale ressaltar que já está à frente da escola uma nutricionista responsável pela cozinha, e que está em busca de melhorias e irá aplicar treinamentos aos funcionários e administrar o setor, pois é de fundamental importância o gerenciamento de um profissional nutricionista para total adequação disso tudo, e pelo fato de ser uma instituição que vive de doações, merece maior atenção, a fim de evitar o desperdício de alimento, contribuindo assim para a melhoria na alimentação dos escolares.

9. CONCLUSÃO

O estágio realizado foi uma ferramenta de aquisição de um mundo novo, no qual pude vivenciar experiências inovadoras que contribuiu bastante para minha formação profissional e pessoal.

 As atividades realizadas nesta escola foram de grande avalia, pois através dessas, foi possível interagir com as crianças, avaliar seus hábitos alimentares e fazer algumas intervenções para as estes escolares e suas respectivas mães, incentivando-as a se alimentar adequadamente, além de corrigir algumas diferenças nutricionais. Dessa forma foi possível sair da teoria e vivenciar na prática como um nutricionista trabalha na saúde pública, e foi essencial para conhecer as dificuldades e vitórias que acompanham o profissional diariamente. 

Assim sendo, durante o estágio pude comprovar que a teoria e a prática são imprescindíveis para a realização do processo de aprendizagem, ratificando a percepção que essas duas andam juntas, as atividades teóricas e práticas, sem uma perspectiva social, não são suficientes para a formação do futuro profissional.
Conclui-se que o estágio obrigatório supervisionado foi de extrema importância para agregar conhecimento prático a minha formação.



Alimento

Nº alunos

Per capita

Cálculo - 10% margem de segurança

Total

Arroz integral

30

70g

0,07 x 30 = 2,1 + 10% = 2,31

2,31kg

Feijão preto

30

50g

0,05 x 30 = 1,5 + 10% = 1,65

1,65kg

Frango cozido

30

300g

0,3 x 30 = 9 + 10% = 9,9

9,9kg

Couve refogada

30

80g

0,08 x 30 = 2,4 + 10% = 2,64

2,64kg

Alface crespa

30

20g

0,02 x 30 = 0,6 + 10% = 0,66

0,66kg

Pepino

30

25g

0,025 x 30 = 0,75 + 10% = 0,825

0,825kg

Suco laranja

30

240ml

0,24 x 30 = 7,2 + 10% = 7,92

7,92ml

Pêssego em calda

30

50g

0,05 x 30 = 1,5 + 10% = 1,65

1,65kg

Fonte: SEDUC, 2012.

        


  1. CÁLCULO DE CARDÁPIO (2 dias diferentes por aluno)

Cálculo de nutrientes (fazer 1 tabela por dia observado)

Avaliar quantitativa e qualitativamente cardápios de Alimentação Escolar de dois dias (VET, proteína, lipídio, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, sódio, vitamina C e Vitamina A), da escola. Comparar os resultados com as recomendações da Legislação e as necessidades do escolar na faixa etária abordada na observação (Resolução/CD/FNDE nº 26, 17/06/2013 e DRI, 2008). Citar as referências utilizadas.

Os cardápios dos dois dias foram anotados e posteriormente pesados em balança digital da marca Beurer – KS52, com a capacidade máxima de 5 Quilos (Kg). Seus valores foram anotados em planilhas. A partir destes dados e com auxílio da Tabela de Composição dos Alimentos (TACO, 2011), foram avaliadas as quantidades de caloria, proteína, lipídio, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, vitamina C e Vitamina A de cada uma das preparações servidas nos 2 dias de cardápios observados. Então, somou-se os valores calóricos das preparações servidas num mesmo dia para obter a quantidade diária total de caloria oferecida aos escolares. Para cada um dos demais nutriente essa conta foi refeita.

Posteriormente, avaliou-se o cardápio de dois dias, (café da manhã e almoço), quanto ao conteúdo de macro e micronutrientes. Para isto, os valores obtidos foram confrontados com os valores de referências estabelecidos pela legislação vigente - Resolução/CD/FNDE nº 26, 17/06/2013 e DRI, 2008. De modo a suprir, quando oferecida uma refeição, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados em creches, pré-escola e ensino fundamental, em período parcial e quando ofertado duas ou mais refeições, no mínimo, 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados em creches, pré-escola e ensino fundamental, em período parcial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (318.1 Kb)   docx (852.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com