Relatório sobre conservas.
Por: Naty Silva • 25/9/2017 • Trabalho acadêmico • 933 Palavras (4 Páginas) • 2.170 Visualizações
Sumário
Introdução 2
Objetivo Geral 3
Objetivos Especifícos 3
Materias e Métodos 4
Resultados e Discussão 6
Conclusão 7
ReferÊncias 8
Introdução
As frutas, legumes e verduras tem o seu período de sazonalidades, algumas temos colheita ao longo do ano e outros em apenas um determinado período, e geralmente após o colheita quando atinge a sua maturação esses alimentos não possuem um longo período de “vida” . Para garantir maios durabilidade desses alimentos um dos metódos é a conserva por meio da acidificação, braqueamento e pasteurização.
Segundo GARDNER (1972 ) A preservação de alimentos pela acidificação é um procedimento muito antigo. Os ácidos atuam sob diferentes formas no processamento de alimentos, além de contribuírem para melhorar a qualidade degustativa e estimular o consumo. Têm sido utilizados como agentes saboromizantes, como tampões no controle do pH, conservantes na prevenção do crescimento de microorganismos e da germinação de esporos, sinergistas aos antioxidantes, na prevenção da rancidez e do escurecimento, modificadores da viscosidade, entre outros.
Branqueamento, segundo Estelles (2003), é um processo que tem como intuito principal a inativação de enzimas que normalmente causariam degradação de nutrientes e/ou deterioração do alimento durante seu preparo.
Esses processos de conservação, um processo antigo que vem melhorando ao longo dos anos, é um metodo que passa por várias etapas. E hoje os alimentos em conservas devem seguir as legislação de sanidade e segurança alimentar de acordo com a lei RDC nº 352, de 23 de dezembro de 2002.
Objetivo Geral
- Executar a prática para a obtenção de produtos em conserva;
- Conhecer as etapas.
Objetivos Especifícos
- Apontar o processo adequado para a manipulação dos vegetais;
- Indentificar os equipamentos e utensílios a serem utilizados;
- Conhece a viabilidade do processo de conservas
Materias e Métodos
A prática foi realizada no laboratório de Gastrononia, atividade foi executada por brigada com alunos devidamente uniformizados, fez – se o uso dos seguintes materiais:
- Facas;
- Garfos;
- Descascador;
- Placas de Corte;
- Panelas;
- Escorredor;
- Bacias de plástico;
- Bowl;
- Potes de vidro com tampa.
Ingredientes:
- Água;
- Vinagre;
- Vegetais ( Batata, Pimenta dedo de Moça, Cebola, Maxixe, Alho) ;
- Gelo.
Metodologia
Incialmente fez todo o processo de higienização dos alimentos, posteriormente realizou-se os cortes dos mesmo; Em seguida levou ao fogo panelas com água, os vegetais sofreram um pré-cozimento a vapor , cada vegetal foi pré - cozido separadamente, em torno de 3 a 5 mim, e emergido em uma bacia com gelo e água ou seja passou pelo processo de branqueamento.
Depois todas essas etapas, foi preparada a solução de açúcar e vinagre , levou os dois ao fogo em uma panela.
Posteriormente realizou se a montagem das conservas, inicialmente colocou-se alho e pimenta dedo de moça seguido dos vegetais e por fim foi o inserida a solução acidificada.
[pic 1][pic 2]
Fig1. Corte do Vegetais. Fig2. Pré Cozimento a vapor.
[pic 3][pic 4]
Fig3. Braqueamento. Fig. 4. Potes de Conserva.
Resultados e Discussão
A aula gerou m produto que foi a conserva de um mix de vegetais, com um sabor agradável. Isso mostra como é importante o processo devido a sazonalidade dos alimentos e o seu tempo de vida para consumo , pois um conserva com essa propriedades tem uma vida útil de 1 mês após aberta e de 6 meses quando mantida fechada em um ambiente com temperatura medianas, ou seja para a nossa região quue sofre com um clima quente recomenda-se armazenar na geladeira.
...