UM Portifólio
Por: cleide21 • 6/5/2016 • Ensaio • 4.760 Palavras (20 Páginas) • 407 Visualizações
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES
Bacharel: Saúde Coletiva
ORIENTADORA: FERNANDA ANTUNES
JULIANE MATOS DA SILVA DOS SANTOS
PORTFÓLIO ACADEMICO
(Determinantes Sociais da Saúde)
Caruaru-PE
2016
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES
Bacharel: Saúde Coletiva
PORTFÓLIO
Portfólio proposto pela
Orientadora Fernanda Antunes, como método para nota para a 1º unidade.
Caruaru-PE
2016
SUMÁRIO:
- Apresentação.................................................................4
- Introdução.......................................................................5
- Aula I ..............................................................................6
- Aula II .............................................................................8
- Aula III ...........................................................................12
- Aula IV ...........................................................................14
- Aula V.............................................................................16
- Aula VI ...........................................................................17
- Aula VII ..........................................................................18
- Aula VIII .........................................................................20
- Conclusão.......................................................................22
- Referencias ....................................................................25
Apresentação:
Olá. Chamo-me Juliane Matos da Silva dos Santos e tenho 19 anos, sou brasileira, nasci em Própria-SE, mas fui criada e vivi quase minha vida inteira no interior de São Paulo (Campinas-SP) mas há 3 anos resido em Gravatá-PE, onde moro com meus pais e duas irmãs.
Sou solteira, atualmente trabalho e recentemente comecei a estudar em Caruaru-PE, estou cursando o ensino superior na ASCES, onde sou bacharel em Saúde Coletiva, é um curso novo, porém estou gostando muito e tenho expectativa de obter bons resultados no futuro.
Introdução:
No âmbito da disciplina de Determinantes Sociais da Saúde, apresento este portfólio, constituído por relatos de todas as aulas, aprofundamento de cada aula e Reflexões, desenvolvidas no decorrer desta unidade.
Aula I
No dia 19/02/2016, tivemos a primeira aula de DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE, foi uma aula introdutiva onde conhecemos a Docente Fernanda Antunes e nos apresentamos e falamos um pouco das nossas expectativas sobre a disciplina.
No mesmo dia assistimos um documentário “Ilha das flores” , eu particularmente, no início achei bem confuso é um filme curto de aproximadamente 10 à 15 minutos onde um narrador com uma voz estranha retoma várias vezes à enunciados já expostos um deles é “ seres humanos são dotados de tele encéfalo superior e polegar opositor” e no decorrer do filme observei um ambiente de miséria total , mas após o termino do documentário debatemos em sala sobre do que se tratava o filme , citamos os problemas que encontramos no filme para então poder concluir e entender o que eram determinantes sociais de saúde.
Eu realmente não tinha a menor ideia sobre o que era determinantes sociais da saúde (DSS), tinha conhecimentos rasos sobre fatores que poderiam influenciar na saúde de alguém, mas não fazia a menor ideia que era conhecido como DSS.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) Determinantes Sociais da Saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha e Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam negativamente na saúde do indivíduo. ( PELLEGRINE 2007, BUSS 2007).
Desde meados do século XIX autores da antiguidade ( Villermé (1782-1863) na França, Chadwick (1800-1890) e Engels (1820-1895) na Inglaterra) já associavam mortalidade e pobreza, mas não com um olhar tão crítico como atualmente. No século XX houve um avanço no estudo dessas relações, particularmente entre as condições de vida e trabalho e a situação de saúde.
Logo, DSS são os fatores que irão influenciar de alguma maneira na saúde da população através de iniquidade.
Após ler e reler alguns artigos e trechos, percebi que a maior fator de determinantes sociais é a desigualdade social e essa diferença entre os povos e raças não são apenas dos dias atuais, mas de séculos atrás.
Após a aula e pesquisar o conteúdo apresentado em aula, conclui que OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE vão sempre estar associados na vida do indivíduo de maneira positiva ou negativa, pois os DSS além de encontrar a doença visam evita-la.
Não pude deixar de concordar com alguns pensamentos de muitos dos autores que li Chadwick e Engels chamaram-me mais atenção pois tinham o seguinte pensamento: Chadwick, considerava que a sujeira e imoralidade causam doenças e pobreza, propondo medidas de controle do ambiente como acesso a água limpa, saneamento e cuidados com o lixo. Engels afirmava que o capitalismo gerava pobreza, doença e morte e considerava a revolução socialista como única solução. Apesar de todos terem uma concepção um pouco diferentes acabam se interligando e chegando na iniquidade social e eu após compreender um pouco sobre DSS passei a ter uma nova concepção e também julgo a iniquidade como o maior determinante social de saúde.
...