DOR PÓS-OPERATÓRIA EM ENDODONTIA - REVISÃO DE LITERATURA
Por: Camila Portella • 23/7/2019 • Monografia • 3.700 Palavras (15 Páginas) • 531 Visualizações
FACULDADE MERIDIONAL - IMED
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA
CAMILA PEDROSO PORTELLA MENDONÇA
DOR PÓS-OPERATÓRIA EM ENDODONTIA: SESSÃO ÚNICA X SESSÃO MÚLTIPLA – REVISÃO DE LITERATURA
PASSO FUNDO
2018
CAMILA PEDROSO PORTELLA MENDONÇA
DOR PÓS-OPERATÓRIA EM ENDODONTIA: SESSÃO ÚNICA X SESSÃO MÚLTIPLA – REVISÃO DE LITERATURA
Monografia apresentada à Unidade Avançada de Pós-graduação da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo – RS, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Endodontia.
Orientador: Professora Dra. Caroline Solda.
PASSO FUNDO
2018
CAMILA PEDROSO PORTELLA MENDONÇA
DOR PÓS-OPERATÓRIA EM ENDODONTIA: SESSÃO ÚNICA X MÚLTIPLA – REVISÃO DE LITERATURA
Monografia apresentada à Comissão Julgadora da Unidade Avançada de Pós-graduação da Faculdade Meridional (IMED) – Passo Fundo – RS, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Endodontia.
Aprovada em ___/___/______.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________
Prof. Dra. Caroline Solda - Orientadora – IMED/CEOM
________________________________________________
Prof. Ms. Marina Lângaro - CEOM
________________________________________________
Prof. Dra. Caroline Zamin - UNOCHAPECÓ
Passo Fundo
2018
Dedico este trabalho à minha família e ao meu marido, pelo apoio incondicional e por toda a compreensão ao longo dessa jornada.
AGRADECIMENTOS
A Deus, principal responsável pela realização deste e de todos os demais trabalhos que chegaram ao final em minha vida e pelos que ainda estão por vir.
A toda a minha família, que me apoiou e incentivou para que chegasse ao final com êxito.
Aos meus colegas da turma XXII por tornarem meus dias mais alegres. Tornamo-nos mais do que colegas, amigos. Sentirei saudades de todos os momentos que passamos juntos.
À professora Caroline Solda pela orientação, ensinamentos e atenção disponibilizada a mim ao longo de todo o trabalho.
Aos professores do curso de Endodontia pela amizade e pelos preciosos ensinamentos.
À minha amiga e colega Julia, por me receber com as portas e coração abertos e pelo acolhimento e carinho ao longo desses anos.
À minha dupla Ana Gabriela, pelo auxílio e paciência ao longo da nossa jornada juntas. Pela amizade e carinho que só aumentaram a cada dia compartilhado.
Aos pacientes, pela paciência e carinho demonstrado, permitindo o constante aprendizado ao longo deste curso.
A todos os funcionários desta escola, que sempre me atenderam com alegria e dedicação.
“Se hoje consigo ver mais longe, é porque sempre estive apoiado em ombros de gigantes.”
Isaac Newton
RESUMO
O tratamento endodôntico tem como finalidade promover adequada limpeza, desinfecção e obturação do sistema de canais radiculares. Após a finalização do procedimento de obturação dos canais radiculares pode ocorrer alguma sintomatologia, como sensibilidade e desconforto pós-operatório. Atualmente existem duas diferentes abordagens para realizar o tratamento endodôntico: sessão única ou múltiplas sessões. O objetivo desse estudo foi avaliar as evidências na literatura em relação à dor pós-operatória em endodontia comparando tratamentos realizados em uma sessão àqueles realizados em mais sessões. As bases de dados PubMed, Bireme e SciELO foram utilizadas para a busca dos artigos a serem incluídos na elaboração da revisão de literatura. Após a realização da pesquisa pode-se evidenciar que não existe diferença estatisticamente significante na literatura quando trata-se de dor pós-operatória em tratamento endodôntico.
Palavras-chave: Dor pós-endodontia. Sessão única e múltipla. Terapia endodôntica.
ABSTRACT
LISTA DE SÍMBOLOS
% – porcentagem
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 2 REVISÃO DE LITERATURA ................................................................................. 3 METODOLOGIA....................................................................................................... | 00 00 00 |
4 CONCLUSÃO............................................................................................................ | 00 |
REFERÊNCIAS.............................................................................................................. | 00 |
1 INTRODUÇÃO
O tratamento endodôntico objetiva a limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares seguido de sua obturação. (KANDASWAMY et al., 2011)
Este tratamento pode ser realizado utilizando-se duas diferentes abordagens. Pode-se realizar o tratamento em duas sessões ou mais, de forma que as bactérias residuais tem a sua proliferação controlada a partir da utilização de medicação intracanal entre as consultas. A outra alternativa refere-se à limpeza, desinfecção e obturação tridimensional do sistema de canais radiculares em uma sessão. (SINGH, 2012)
...