O USO TERAPÊUTICO DA TOXINA BOTULÍNICA NO ALÍVIO SINTOMÁTICO DE DTM E DOR OROFACIAL – REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Por: patyycortez • 29/5/2019 • Artigo • 457 Palavras (2 Páginas) • 393 Visualizações
O USO TERAPÊUTICO DA TOXINA BOTULÍNICA NO ALÍVIO SINTOMÁTICO DE DTM E DOR OROFACIAL – REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
¹Patricia Cortez de MEDEIROS; George Gomes JÚNIOR; ²Jefferson Alves FREITAS; 3Leandro Cabral da COSTA; 4Pedro Paulo A. C. ALBUQUERQUE;
¹Aluno de graduação, UNINASSAU – Recife – PE E-mail:
²Aluno de graduação, UNINASSAU – Teresina-PI.
3Aluno de graduação, UFPE – Recife – PE.
4Doutorado em Odontologia com ênfase em Biomateriais pela Universidade de São Paulo – São Paulo; Professor da Disciplina de Reabilitação Oral Na UNINASSAU – Recife.
Temática: DTM e Dor Orofacial.
Categoria: Acadêmico.
Modalidade: Revisão de literatura.
Resumo
A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, inibidor da liberação de acetilcolina no espaço sináptico, e é composta pela bactéria clostridium botulinum. No momento, existem múltiplas opções de tratamento para as disfunções temporomandibulares e a toxina é apresentada como inovação na categoria terapêutica, principalmente quando o uso isolado da terapia medicamentosa não é satisfatório no alívio dos processos dolosos orofaciais. Portanto, é para estes casos que o uso terapêutico da toxina é aplicável à fim de promover o bem-estar, prover qualidade de vida e a reabilitação destes pacientes. O objetivo deste trabalho é apresentar os benefícios do uso da toxina botulínica no alívio de dores orofaciais e da DTM, como promotora de saúde. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura onde foram incluídos artigos científicos publicados entre 2008 a 2019 nas bases de dados Scielo e Pubmed, em inglês e português, usando os descritores: “toxina botulínica”, “DTMs” e “promoção de saúde”. Os critérios de inclusão foram: artigos que abordaram as disfunções temporomandibulares, o uso da toxina botulínica, a diversidade terapêutica que existe na odontologia moderna, e os de exclusão: trabalhos sem metodologia clara.
ATÉ AQUI JÁ TEM 1200 KKKKKK RESUMI METADE AE KKKK PRECISAMOS RESUMIR MAIS
A expectativa é que esta diminua a necessidade do tratamento associado a terapia medicamentosa à medida que o paciente relate a diminuição da dor conforme as aplicações.
Revisão de Literatura: A disfunção temporomandibular é o termo utilizado para modificações funcionais, que incluem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular e estruturas adjacentes. Como tratamento a toxina botulínica tipo A está sendo manipulada em portadores acometidos que a disfunção, por ser uma alternativa pouco invasiva e que demonstra bons resultados terapêuticos.
Conclusão:
A inclinação da Odontologia moderna está focada em intervenções invasivas que apresentam reabilitação imediata, e com resposta satisfatórias. Relacionado a isto, a utilização da toxina botulínica comprovou-se eficaz no tratamento da disfunção temporomandibular. Porém, ainda que alcancem bons resultados, este não pode ser o único tratamento para a doença, já que a DTM é classificada com uma doença multifatorial. Desta maneira, a toxina botulínica deve ser utilizada de forma complementar.
...