A Castração De Animais Domésticos De Pequeno Porte: Benefícios E Cuidados, Além Da Responsabilidade E Dever Do Tutor.
Por: Arguelhes • 27/6/2023 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
Curso Bacharelado em Medicina Veterinária
Castração de animais domésticos de pequeno porte: Benefícios e cuidados, além da responsabilidade e dever do tutor.
Alunos: Bruna Ferreira
André Arguelhes
Ana Luiza
Cynthia Moia
Vyctoria Medeiros
Francisco Cézar
Odalio Fontenelle
Kevelyn Macedo
Victor Nascimento
Yago Leão
Felipe Monteiro
2022
INTRODUÇÃO
A relação entre animais e humanos está se tornando cada vez mais forte, onde animais ditos de companhia se tornaram um membro da família. Com isso, a preocupação com estes animais aumentam e o tutor procura obter informações sobre o bem-estar do seu pet.
Uma das formas de bem-estar é a castração, porém ainda tem muitos que acham a castração um procedimento invasivo e acabam procurando outros meios.
O método mais usado é a injeção anti cio, são fármacos produzidos em laboratórios para mimetizar o hormônio fisiológico, chamado progesterona. Este hormônio administrado permanentemente evita gestações indesejadas, ou seja, são anticoncepcionais.
A falta de conhecimento do tutor acaba trazendo muitos malefícios para o pet, pois não escolher a castração faz com que o animal esteja sujeito a muitas doenças, como a piometra que é uma infecção no útero e o tumor testicular. Com isso, não podemos esquecer das consequências da injeção, com ela as cadelas e gatas acabam desenvolvendo tumor de mama e o que era para ser algo não invasivo e sem preocupações, acaba se tornando um problema de saúde muito doloroso e que pode até levar o animal a óbito.
Outro problema que a castração pode evitar é a superpopulação de animais em situação de rua, são cães e gatos abandonados e que conseguindo sobreviver, acabam se reproduzindo e aumentando essa população. Neste caso podemos destacar que além do sofrimento que o animal passa na rua como fome e maus tratos, temos também um problema de saúde pública, pois o aumento da população de animais de rua trazem diversas doenças que podem ser passados para os humanos, essas doenças são conhecidas como zoonoses.
Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, essas doenças acabam sendo transmitidas pela falta de cuidado e vacinação dos animais. Podemos destacar entre elas a raiva, uma doença que tem campanhas de vacinação gratuita pelo governo do estado e desse jeito acaba sendo a mais preocupante entre a população. Porém a campanha não atinge os animais de rua, já que é preciso que o dono leve o animal até o posto de vacinação, então aquele animal que estar na rua e tendo 5 filhotes em cada cio acaba trazendo muitos problemas socioambientais.
De acordo com Garcia (2005) a educação e a conscientização da pessoa responsável são os pilares de programas de controle de populações animais. A falta de vínculo entre o ser humano e seu animal de estimação dá-se, principalmente, devido à falta de conhecimento dos proprietários
sobre os animais que possuem, gerando um contingente de animais abandonados depois de já terem tido um lar (em torno de 70% dos casos de abandono).
Então com a castração podemos evitar diversos problemas, sejam eles de superpopulação ou de doenças, tanto no animal quanto no ser humano.
...