A Valorização Médico Veterinário
Por: Milena Spiller • 21/10/2018 • Relatório de pesquisa • 270 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
O “Papiro de Kahoun”, encontrado no Egito no ano de 1890, descrevia relatos sobre a arte de curar animais, sendo estes ocorridos mais de 4000 anos a.C. No Brasil, no regime republicano, as autoridades decretaram a criação das duas primeiras instituições de ensino Veterinário no Brasil, sendo elas a Escola Superior de Agricultura e Medicina veterinária no ano de 1913, e a Escola de Veterinária do Exército em 1914.
No ano de 1933, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do Médico Veterinário no pais. Já no ano de 1968, passa a entrar em vigor a Lei 5.517, sendo criado os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, responsabilizando estas entidades para a função de fiscalização e promovendo desenvolvimento do profissional.
Ao longo das décadas, com a transformação que ocorrem, econômicas e sociais, se percebe a progressivo aumento de animais de companhia, sendo eles, designados como um membro da família. Com isso, o médico veterinário é necessário para a relação entre o meio ambiente, os humanos e animais.
O médico veterinário tem uma relação intima com a saúde humana, animal e do meio ambiente, sendo reconhecida como Saúde Pública. São esses profissionais que atuam na saúde e bem estar dos animais, domésticos ou selvagens, inspeção e aavaliação de produtos de origem animal, e atuam na saúde pública.
Com esta perspectiva, o médico veterinário é tão importante para a sociedade em geral, tendo sua atuação em diversos ramos, que garantem, não só a saúde dos animais, mas também a saúde dos humanos. Podemos citar a realização como uma maneira da valorização dos médicos veterinários,
...