Castração precoce
Por: Tais Guina • 8/5/2015 • Projeto de pesquisa • 778 Palavras (4 Páginas) • 548 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE MEDICINA VETERINÁRIA
1º SEMESTRE
TURMA A2
PRÁTICAS AMBULATORIAIS EM MEDICINA VETERINÁRIA
CASTRAÇÃO PRECOCE
TAIS SOARES DOS SANTOS RA: 2496825469
PROFESSORA: SALMA VALLE
CAMPINAS/SP
INTRODUÇÃO
Há algum tempo atrás a castração era realizada apenas como método de esterilização (método onde eram feitos apenas a laqueadura nas fêmeas, e a vasectomia nos machos), já nos dia de hoje a castração que antes eram feitas depois do primeiro cio, passaram a ser feitas também antes do primeiro cio, em animais de seis a oito semanas de vida, este tipo de castração se dá o nome de castração precoce, ela é feita antes da puberdade e apresentam suas vantagens.
Não podemos ignorar a importância da castração em modo geral, porém devemos dar mais atenção ainda á castração precoce diante da qualidade de vida que o animal terá, pois ela previne que o animal tenha futuramente inúmeros tipos de doença.
Neste trabalho será apresentado as vantagens de uma forma geral, e algumas desvantagens caso a rotina do animal não seja controlada.
,
CASTRAÇÃO PRECOCE
Provavelmente todos já ouviram falar que cadelas e gatas devem ser castradas apenas depois do seu primeiro cio, e que os machos devem cruzar pelo menos uma vez antes de passar pela castração. Porém poucos sabem que a castração precoce, ou seja a castração feita antes da puberdade já é feita, e que apresenta suas vantagens.
Uma das principais vantagens da castração precoce é a queda da incidência para 0,5% da principal doença reprodutiva O TUMOR DE MAMA.
É comprovada que a incidência cai quando o animal é castrado antes do primeiro cio, porém está incidência vai diminuindo com o tempo.
A castração precoce além de prevenir o tumor de mama, ela também previne quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutivo, como por exemplo, a doença sofrida por animais que receberam hormônios para evitar o cio (complexo hiperplasia endometrial cística), á PIOMETRA, que se não for tratada pode levar a morte.
Se formos falar de questão financeira, quando castramos animais filhotes, a operação fica mais barata do que a de adultos, pois se usa menos anestésicos e matérias, e além de tudo a cirurgia é muito mais rápida e se gasta muito menos tempo, pois este tipo de cirurgia normalmente leva menos de 15 minutos para ser feitas em fêmeas e 5 minutos em machos, sem contar que a recuperação em animais jovens é bem mais rápida do que e, animais adultos.
Não podemos nos esquecer de que a castração em filhotes para adoção contribui com que não exista o risco destes animais se reproduzirem e aumentar ainda mais a superpopulação de animais nas cidades, pois a maioria dos proprietários não tem a consciência do tamanho do problema que animais que se reproduzem sem critérios podem causar, incluindo o maior problema de todos que é o abandono.
Que a castração precoce é uma ótima opção já sabemos porem não podemos deixar de falar de algumas pequenas desvantagens que podem vir acontecer.
- RETARDO DO CRESCIMENTO:
O crescimento do esqueleto está ligado à puberdade, ou seja, com a castração precoce no animal o metabolismo sofre alterações com os hormônios sexuais e com isso atrasa o fechamento das EPIFISES ÓSSEAS, o que significa que o animal permanece em fase de crescimento por mais tempo e com isso sua estrutura será um pouco maior que o normal, porém isso não traz nenhum tipo de problema para o animal.
...