Contra Indicações Terapêuticas
Por: heitorb • 28/5/2021 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
DIURÉTICOS DE ALÇA
Efeitos adversos
A maioria dos efeitos adversos da administração da furosemida estão relacionados a anormalidades do equilíbrio hídrico e eletrolítico. Entre essas anormalidades se encontram pressão sangüínea reduzida e perfusão orgânica diminuída, por isso pacientes com nefropatia, cardiopatia e hepatopatia são os mais afetados. Outros efeitos adversos são, distúrbios gastrointestinais, depressão da medula óssea e hiper-glicemia.
Os inibidores de alça liberam uma carga alta de Na+ para os túbulos distais, assim podendo resultar em alcalose hipoclorêmica e hipocalemia.
Toxidade
A ototoxicidade desses diuréticos foram notadas principalmente no ácido etacrínico. Na medicina veterinária, a ototoxicidade pode ser mais preocupante no tratamento de gatos com esquemas IV com alta dose.
Contra-indicação
Os diuréticos de alça são contra-indicados nos animais com distúrbios graves fluidos e eletrolíticos ou anúria que não respondam às doses de teste dos diuréticos.
Interações
Podem ocorrer interações quando a furosemida é administrada com teofilina (efeitos aumentados), aminoglicosídeos ou cis- platina (ototoxicidade aumentada), glicosídeos digitálicos (a hipocalemia induzida pelo diurético pode aumentar o risco de arritmias), aspirina ou outros anticoagulantes (atividade anticoagulante aumentada), bloqueadores neu- romusculares (alteração na intensidade do relaxamento muscular), AINE (como anteriormente descrito, efeitos diuré- ticos diminuídos) e tiazidas (atividade diurética sinérgica).
DIURÉTICOS TIAZÍDICOS
Efeitos adversos
A maioria dos problemas associados à administração das tiazidas estão relacionados a distúrbios fluidos e eletrolíticos. A perda de potássio, especialmente com o uso concomitante de digitálicos, aumenta o risco de arritmias cardíacas e secundário a isso causar uma hiperglicemia. Outros efeitos adversos são a depleção de volume extracelular, a hiponatremia, a hipocloremia e a alcalose metabólica hipoclorêmica.
Contra-indicações
Os pacientes com doença renal grave, diabetes, hipovolemia ou distúrbios eletrolíticos são maus candidatos ao tratamento com tiazidas.
Interações
As interações de fármacos incluem efeitos reduzidos dos anticoagulantes e da insulina e efeitos aumentados de alguns anestésicos, dos diazóxidos, dos glicosídeos digitálicos e dos diuréticos de alça. Em baixas doses, os efeitos colaterais das tiazidas ficam reduzidos, fazendo seu uso em esquemas associados particularmente atraente. Tambem é relatado que essa classe de diuréticos prolongam a meia-vida da quinidina
DIURÉTICOS POUPADORES DE K+
Efeitos adversos
O efeito colateral potencial mais importante desses fármacos é a hipercalemia. Outros efeitos adversos no SNC, gastrointestinais e hematológicos também foram relatados.
...