Histologia do Sistema Urinário
Por: LeticiaSoouza1 • 4/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 813 Visualizações
Sistema urinário
O sistema urinário tem a função primária de remover os restos metabólitos do corpo na forma de urina e manter a homeostase dos integrantes essenciais que sustentam o corpo, pela remoção e conservação de eletrólitos, agua, glicose e proteínas. O rim é o principal órgão envolvido nessa função, e é associado a outras estruturas – os ureteres, vesículas urinárias e a uretra – que facilitam na remoção da urina, agindo coletivamente para direcionar, armazenar e liberar a urina para fora do corpo.
Principais características:
- É um trato contínuo, originando-se como um par de órgãos: os rins, composto de córtex e medula e que podem ser unilobares ou multilobares.
- Possuem acentuadas modificações luminais para absorção e excreção, incluindo células com bordas em escovas e invaginações da membrana basolateral.
- O néfron é a principal estrutura e unidade funcional, subdividindo em corpúsculo renal, com glomérulo, túbulo proximal, túbulos descendentes e ascendentes da alça do néfron e túbulo distal.
Rim
Os rins variam em tamanho e forma de acordo com o animal doméstico. Em carnívoros e pequenos ruminantes, cada rim é liso e em formato de feijão. Embora liso no cavalo, o rim tem formato mais parecido com o coração e, em grandes ruminantes, ele é oval e lobado ou em formato de pedras arredondadas, em vez de liso.
Os rins consiste em um córtex de cor marrom-avermelhada escura e uma medula mais clara, quando parcialmente dissecado. Em todas as espécies doméstica, o córtex repousa por fora da medula.
- Tubulos uriníferos
Os componentes corticais e medulares do rim são ambos formados túbulos uriníferos (túbulos renais), que são a estrutura principal envolvida no desempenho de diferentes funções desse órgão e inclui os canais de drenagem que se esvaziam na pelve renal.
- Néfron : Cada corpúsculo renal e seus túbulos associados compreendem o néfron, a unidade estrutural e funcional do rim.
- Túbulo coletor: localiza-se dentro de do mesmo raio medular que envolve as porções tubulares retas, proximal e distal do néfron.
1.1 Néfron
1.1.1 Corpúsculo Renal
Cada nefron se inicia com o glomérulo, um pequeno e esférico plexo de capilares com uma cápsula celular envoltória e sua espessa e notável membrana basal, que juntos formam a cápsula glomerular (cápsula de Bowman)
- Glomérulo
Localizado no pólo vacular, são agrupamentos de capilares anastomosados, onde são revestidos por um endotelio escamoso simples que tem grandes frenestrações, mas sem diagrama. Este glomérulo ainda tem uma membrana basal formada por celulas similares a pericitos, celulas mesangiais.
- Cápsula glomerular
Cada Glomérulo é envolto por sua própria cápsula espessa (cápsula de Bowman), ela é o início dilatado do túbulo contorcido proximal e consiste em um epitélio escamoso simples (epitélio cápsula).
1.1.2 Tubulo proximais
Os tubulos renais, os quais se iniciam com os túbulos proximais, servem para coletar, alterar e mover ultrafiltrado glomerular a um sistemas de ductos para sua eventual excreção... Esse túbulo é formado por duas porções :
- Túbulo proximal contorcido é o maior componente do labirinto cortical e é revestido por um epitélio cúbico simples, cada célula possui um citoplasma granular eosinofílico e forma, apicalmente, numerosos e longas microvilos.
Quando o Túbulo proximal entra no raio medular, torna-se reto e passa a ser referido como túbulo reto proximal, composto de um epitélio similar a do Túbulo proximal contorcido, mas suas celulas tem um citoplasma pouco desenvolvido e mais mais curtas em altura.
1.1.3 Tubulo distal
O tubulo reto distal (parte espessa ascendente) consiste de ep. cúbico mais curto ep. do TRP ( Tubulo reto proximal ), as células desse ep. Possui número mitocôndrias, interdigitacões basais e zonas oclusivas. Essa parte do nefron é capaz de manter concentração apropriadas de água, ureta e sais dentro do seu lumém.
Os TD retonam via raios medulares para os corpusculos de onde cada um se originou.
TDC: menores em comprimento que o TPC
Celulas iguais as do TDR, cúbicas com núcleos arredondados, localizados apicalmente. Uma maneira de diferenciar dos TPC com o TDC é que no último tem a ausência de borda em escovas (microvilos)
1.1.4 Parte delgada da alça do néfron (alça de Henle)
Dentro da medula, o tubulo reto proximal se estreita e se transforma na parte delgada da alça do nefron. No local onde a parte espessa descendente se torna parte delgada descendente as células cúbicas se transforma em celulas escamosas.
...