Lâminas Patologia
Por: Amanda Cantamessa • 27/4/2016 • Resenha • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 349 Visualizações
Objetivo
Oferecer ao criador/empreendedor um projeto para garantir a produção e consequentemente comercialização de psitacídeos, com foco no mercado pet de araras Canindé.
Justificativa
Aumento da demanda de aves exóticas no mercado pet, para suprir a realização pessoal encontrada atualmente.
- Espécie/ Raça:
A arara –Canindé é uma ave da família dos psitacídeos, e tem como nome popular: arara-de-barriga-amarela. É uma ave bastante dócil, quieta e possui uma capacidade significativa para repetir falas e sons.
Sua alimentação é a base de frutas, sementes e castanhas.
Geralmente elas voam em pares ou grupos de três indivíduos. E são animais monogâmicos, ou seja, são fiéis por toda vida. Constroem seus ninhos em buracos no tronco de grandes árvores e palmeiras, onde realizam postura de 2 a 4 ovos, que são incubados principalmente pela fêmea que é alimentada pelo macho, durante o período aproximado de 26 a 28 dias. Os filhotes permanecem no ninho durante três meses, e nesse período são alimentados pelos pais com frutas e sementes regurgitadas.
No Brasil, são encontradas desde a Amazônia até o Paraná, além do Panamá, Colômbia, Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
- O Mercado
As araras Canindé são dentre todas as araras, as mais populares como animal de estimação. São apreciadas pela beleza de sua plumagem, relativa facilidade com que aprendem a imitar a fala humana e principalmente por se adaptarem bem ao ambiente humanizado, socializando com pessoas de todas as idades.
São animais dóceis, relativamente quietos (em cativeiro), inteligentes e podem ser treinadas, atraindo a atenção do consumidor.
Pesquisas mostram que até 2005, foi registrado o comércio de 55.531 exemplares, e o preço pode chegar a 4.000 dólares, ocasionando assim uma expansão no comércio destes indivíduos, que são oriundos de cativeiros autorizados pelo IBAMA.
- Tipos de Comercialização
Mercado Pet
Com a legalização dos criadouros, houve um aumento muito grande no número de aves mantidas como Pet.
Os animais devem ter certificado de origem, nota fiscal e marca registrada da unidade de criatório de onde nasceu, além de serem microchipadas. Todas as compras são informadas pelo comerciante/criador ao IBAMA, que controlará o local onde o animal vai estar.
- Ciclo e Sistema de Produção
Com base nas pesquisas feitas a respeito de ciclos produtivos (parcial – completo) e sistemas de produção (Extensivo, Semi-extensivo, Intensivo e Super-intensivo), conclui-se que:
Ciclo Produtivo
O ciclo produtivo destinado à arara Canindé, pode ser tanto parcial quanto completo. A escolha entre eles será de acordo com o objetivo principal do criador ou criadouro como um todo.
Informações:
- Parcial: Exige um investimento financeiro menor, pois o processo de setorização não terá complexidade, necessitando uma menor administração e organização, mas não haverá produtividade e rentabilidade elevada.
- Completo: Exige um investimento financeiro maior e a aplicação de setores, necessitando uma maior administração, contudo tendo uma alta produtividade e rentabilidade.
Sistema de Produção
As araras Canindé, por serem animais exuberantes precisam de muito espaço quando criadas em cativeiro, os alojamentos e instalações devem ser amplas (onde elas possam abrir as asas com tranquilidade e a cauda não deve tocar no chão) contendo tela resistente com estrutura metálica, para não serem destruídos por seus bicos e além de tudo não podem ficar expostas as mudanças climáticas extremas e adversas.
Com base nessas informações, os sistemas de produção eficazes e recomendados para as araras são: Semi-Intensivo e Intensivo, onde terá maior investimento tecnológico, obtendo uma maior produtividade e maior bem estar que ocasionará maior reprodução e maior desempenho.
- Exemplo de criadouro com ciclo COMPLETO e com um sistema INTENSIVO -> SUPERINTENSIVO
Criadouro Comercial Guaruba
‘’O nosso Centro de Reprodução, sediado no interior de São Paulo, possui cerca de 1.600 m² de área construída abrangendo o Criatório, onde se encontram as aves reprodutoras distribuídas em mais de 250 viveiros suspensos e o Setor de Apoio, que oferece a estrutura necessária para as diversas fases de criação.
Contamos com uma infra-estrutura moderna e, principalmente, funcional que foi planejada e construída baseada em estudos e pesquisas a fim de proporcionar um ambiente confortável e seguro para os nossos animais, possibilitando sua manutenção e reprodução.
Atualmente, o Criadouro Guaruba conta com um plantel de psitaciformes – aves popularmente chamadas de “bico torto” como, por exemplo, Araras, Papagaios, Cacatuas, Lóris e outros – que abrange as mais variadas espécies. Considerando as aves de menor porte – como os Periquitos e as Tiribas – até as de grande porte – como as Araras e as Cacatuas – o nosso Centro de Reprodução possui cerca de 600 animais, de 70 diferentes espécies.
Os animais são mantidos em viveiros espaçosos, do tipo suspenso, que oferecem um ambiente saudável e higiênico. Saudável porque os recintos possibilitam que os animais tomem banhos de sol e chuva e, principalmente, se exercitem. Higiênico porque, por serem suspensos, evitam que as aves tenham contato com sobras de comida e com suas fezes.’’
...