Patologia Em Fundações
Dissertações: Patologia Em Fundações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LTDFRANCA • 5/6/2012 • 971 Palavras (4 Páginas) • 1.934 Visualizações
Fundação é a uma parte da engenharia bastante importante, afinal de conta, é dela que parte toda a estrutura. Temos dois tipos de fundações, superficial e profunda. Veremos aqui um pouco sobre cada uma delas e quais problemas podemos obter se não construirmos de maneira correta nossa casa, prédio, ponte ou viaduto.
Os problemas que podemos obter com a falta de responsabilidades na hora de construir um prédio são os recalques que pode gerar após, onde neles chegamos a perder toda a estrutura ou boa parte dela, no caso de sorte não perderemos nada da estrutura. Veremos também como tratar desses recalques para que não venhamos a por em risco a estrutura por completo.
FUNDAÇÕES
É uma obra, geralmente enterrada, que serve para suportar uma casa, prédio, pontes ou viadutos. Ela pode ser feita de diversos tipos de materiais, depende do solo em questão para saber que tipo de fundação se pode usar.
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Temos dois tipos de fundações que podemos destrinchá-las, são elas, a fundação superficial ou rasa/direta e a profunda/indireta.
Fundações superficiais: Quando a camada resistente à carga da edificação, ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 3m de profundidade. Ela necessita da abertura da cava de fundação para a construção do elemento de fundação no fundo da cava.
Fundações profundas: São aquelas onde as bases estão implantadas a mais de duas vezes as suas menor dimensão, e a mais de 3m de profundidade. Ela dispensa a abertura da cava de fundação, constituindo-se em um elemento cravado por meio de um bate-estaca.
Veremos agora os tipos de fundações que cada uma oferece:
SUPERFICIAL
Direta em bloco: A caracterização dessa fundação é simples, onde existir um pilar, haverá um bloco distribuindo a carga do pilar para o solo. Eles podem ser feitos de pedra, tijolos maciços, concreto simples e/ou concreto armado. Mas quando o bloco for construído de concreto armado ele será chamado de sapata de fundação.
Direta em baldrame: Distribuição de carga para o terreno tipicamente linear, exemplo, uma parede que se apoia no baldrame, sendo este que transmite a carga para o solo ao longo de todo o seu comprimento. Ele pode ser construído de pedra, tijolos maciços, concreto simples e/ou concreto armado. Mas quando o baldrame for construído de concreto armado ele será chamado de sapata corrida.
Radier: Constituída por um único elemento de fundação que distribui toda a carga da edificação para o terreno, sendo assim superficial. Ele um bloco de concreto que serve de apoio para toda a edificação. É usado para economizar quando as cargas são pequenas e a resistência do terreno é baixa. Não indicada para fundações profundas.
PROFUNDA
Estacas: Geralmente alongados, cilíndricos ou prismáticos que se cravam com um equipamento chamado bate-estaca ou se confeccionam no solo de modo a transmitir às cargas da edificação a camadas profundas do terreno. A execução de estacas é uma especialidade da engenharia. Com frequência um novo tipo de estaca é lançado ao mercado. Dentre os tipos de estacas existentes temos algumas que se destacam como as de madeira, aço e concreto (pré-moldada e moldada ‘’in situ’’).
Tubulões: Dotados de uma base alargada, construídos concretando-se um poço revestido ou não, aberto no terreno com um tubo de aço de diâmetro mínimo de 70 cm de modo a permitir a entrada e o trabalho de um homem, pelo menos na sua etapa final, para completar a geometria da escavação e fazer a limpeza do solo. Temos dois tipos de tubulões, a céu aberto e a ar comprimido. Os tubulões a céu aberto, normalmente, sem revestimento e não armados no caso de existir somente a carga vertical. Já os tubulões a ar comprimido são sempre revestidos, podendo esse revestimento ser constituído de uma camisa de concreto armado ou por uma camisa metálica. Neste caso a camisa metálica pode ser recuperada ou não.
Caixões: Um grande caixão impermeável a água, de secção transversal quadrada ou retangular e suas paredes são pré-moldadas. São destinadas a escorar paredes da escavação e impedir e impedir a entrada de água enquanto vai sendo cravado no solo.
PROBLEMAS NAS FUNDAÇÕES
Recalque diferencial é o problema mais comum nas fundações, pois as fundações são calculadas como se as cargas
...