A Arte De Construir
Pesquisas Acadêmicas: A Arte De Construir. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joeverson • 19/3/2014 • 278 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
A Arte de Construir
Resumo do texto: "Da arte de construir - Tratado de Arquitetura e Urbanismo"
O texto fala sobre o tratado "De Re Aedificatoria" de Leon Battista Alberti (1404-1472). É um tratado sobre um novo modo de construir e compreender os edifícios e as cidades, segundo uma reflexão antropológica acerca das relações do ser humano consigo mesmo, com o próximo, com o universo que o cerca, com a história e com o transcendente.
O tratado lida com a arquitetura como uma atividade comprometida com a construção de uma vida melhor em prol do bem comum. Busca conjugar teoria, experiência e prática.
A "concinnitas" é a primeira qualidade que se deve seguir: Trata-se da articulação harmoniosa de diferentes elementos que devem compor um todo (um organismo) no qual devem ter uma função e fazer sentido. Não se trata apenas de uma qualidade estética, mas funcional, técnica, ética e moral, onde o projeto deve exercer um papel social voltado para o bem comum, e cuidar para não cair no que Alberti intitula "mania de construir", na qual se produz construções espetaculares, porém inúteis, que não são capazes de dialogar com o seu contexto no qual se inserem, onde "o interesse particular, a desarticulação em relação ao contexto, a fragmentação e a sedução pelo espetacular e pelo bombástico guiam as construções mais do que a primazia do bem comum, da prudência, do cuidado com os contextos em que a obra se insere na construção de uma vida melhor."
Segundo Alberti, a arquitetura não é mero reflexo da sociedade. É ela que permite fundar e manter uma cidade onde os homens podem se encontrar e compensar suas fragilidades e limitações na condição de indivíduo isolado
...