A Bactéria e Fungos
Por: elke bugueno • 3/5/2017 • Resenha • 2.540 Palavras (11 Páginas) • 662 Visualizações
INTRODUÇÃO
As bactérias apresentam uma estrutura celular bastante simples. Diferente do que ocorre com as células animais e vegetais, elas nem sempre apresentam as mesmas características, com isso, apresentam variações em sua forma, tamanho, virulência, etc.
O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado).
Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente. São seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos e, na biologia, fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos: quitridiomicetos, ascomicetos, basidiomicetos, zigomicetos e os deuteromicetos.
Especialistas afirmam que cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos habitam o planeta Terra, como os cogumelos, as leveduras, os bolores, os mofos, sendo utilizados para diversos fins: culinária, medicina, produtos domésticos. Por outro lado, muitos fungos são considerados parasitas e transmitem doenças aos animais e as plantas.
PESQUISA
As bactérias são encontradas em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos, vivendo muitas delas livremente, por seus próprios recursos, enquanto outras se adaptam a outros organismos, parasitando-os ou com eles vivendo em mutualismo. As bactérias são seres procariontes, que possuem dimensões muito diminutas. Algumas bactérias possuem flagelos, que lhes conferem movimentos ativos de locomoção. Quanto a nutrição, as bactérias podem ser autótrofas e/ou heterótrofas. Quanto à respiração, as bactérias podem ser aeróbicas e anaeróbicas. Podem viver isoladas ou em colônias. As organelas citoplasmáticas são desprovidas de membranas delimitadoras e a reprodução bacteriana é feita de forma sexuada ou assexuada.[pic 1]
As bactérias são organismos muito pequenos, visíveis somente ao microscópio, medindo cerca de 1 micrometro de diâmetro. São unicelulares e podem ter, basicamente, uma das seguintes formas:
- Cocos: bactérias redondas, ou seja, com forma esféricas; Ex: Gonorréia e Meningite
- Bacilos: bactérias alongadas, em forma de bastão; Ex: Tuberculose e Hanseníase
- Espirilos: bactérias em forma de espiral; Ex: Leptospirose
- Vibriões: bactérias em forma de virgula. Ex: Cólera
De acordo com a agregação as bactérias podem formar colônias:
- Diplococo: De forma esférica ou subesférica e agrupadas aos pares.
- Estreptococos: Assemelha-se a um "colar de cocos"
- Estafilococos: Uma forma desorganizada de agrupamento, formando cachos
- Sarcina: De forma cúbica, formado por 4 ou 8 cocos simetricamente postos. [pic 2]
A célula bacteriana apresenta várias estruturas, algumas das quais estão presentes apenas em determinadas espécies quanto outras são essenciais às células e, portanto, são encontradas em todas as bactérias. As paredes celulares das bactérias apresentam um envoltório rígido, a parede celular, que determina a forma da célula e a protege contra agressões físicas do ambiente, a parede evita, por exemplo, que a bactéria estoure quando colocada em agua pura. Entretanto, se a célula bacteriana for colocada em agua de salinidade alta, ela se desidrata devida à osmose e morre; é por isso que se costumam salgar certos alimentos, tais como peixes e carnes para preservá-los do ataque de bactérias.[pic 3]
A parede celular é o alvo de muitos antibióticos. Ela contém em algumas espécies infecciosas a endotóxina lipopolissacarídeo (LPS) uma substância que leva a reação excessiva do sistema imunitário, podendo causar morte no individuo devido a choque séptico. Divide as bactérias em dois grandes grupos (Gram Positivas e Gram Negativas). A composição da parede celular é dividida em: Cápsula que em algumas bactérias são rodeadas por uma capa mucoide formada por polissacarídeos complexos, protegendo contra desidratação e sistema imunológico. Na cápsula há ainda antígenos capsulares (fator de virulência); Pili ou Fimbrias essas são microfibrilhas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Têm funções de aderência da bactéria ao seu meio e são importantes na patogênese (hemaglutinação). Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos; Flagelos muitas bactérias se movem graças ao batimento dos flagelos filamentos protéicos ligados à membrana e à parede celular. Os flagelos bacterianos são movidos por verdadeiros motores moleculares; Membrana celular sob a parede bacteriana localiza-se a membrana plasmática bacteriano e constituída por duas camadas de fotolipídios entremeadas de moléculas de proteínas; Citoplasma é um liquido viscoso, constituído por proteína dissolvidas em agua. As proteínas são fabricadas em pequenos órgãos espalhadas pelo citoplasma, os ribossomos; Grânulos as células procarióticas não apresentam vacúolos, porem acumulam substâncias de reserva sob a forma de grânulos, constituídos de polímeros insolúveis; e Mesossomos esta atribuído ao papel de respiração e divisão celular.
Se há um grupo de seres que apresenta grande diversidade metabólica, certamente é o das bactérias. Existem espécies heterótrofas e espécies autótrofas. Dentre as primeiras, destacam-se as parasitas, as decompositoras de matéria orgânica e as que obtêm matéria orgânica de outros seres vivos, com os quais se associam sem prejudicá-los. Dentre as autótrofas, existem espécies que produzem matéria orgânica por fotossíntese e outras que produzem por quimiossíntese.
Algumas bactérias são muito importantes para a decomposição de matéria orgânica morta, mas também tem os agentes que provocam doença no homem. Esse processo é efetuado tanto aeróbia, quanto anaerobiamente.
...