TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO LÍRIO DO BREJO

Por:   •  23/9/2019  •  Seminário  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

Caracterização anatômica de Lírio-do-brejo (Hedychium coronarium) 

Silva, A.P. F1; Silva, B.F.1; Ventura, B.F.1; Brits, N.1.

1Departamento de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de São João del-Rei, Rodovia MG 424 – Km 47, 35701-970, Sete Lagoas, MG, Brasil.

Autor correspondente: Ana Paula Fernandes da Silva; +5531998784753; anapaulafernandesdasilva@hotmail.com.br.

RESUMO

Hedychium coronarium, popularmente conhecida como Lírio-do-brejo é uma planta da família Zingiberaceae, nativa do Himalaia, que se adaptou muito bem ao clima de várias regiões brasileiras, o que garantiu sua grande dispersão e sua caracterização como praga em ambientes não controlados, sendo nociva a biodiversidade regional. Devido a isso, o estudo anatômico de suas estruturas se faz importante, para compreensão de suas características e obtenção de dados que possibilitem uma melhora na sua cultura e manejo. Para tal estudo uma amostra da planta foi coletada na Lagoa do Guilton, localizada na Av. Nádia Lúcia Alves, sendo mantida em água durante todo o período de análise. Foram montadas lâminas contendo cortes longitudinais e transversais da raiz, transversal e paradérmicos na face abaxial e adaxial da folha, os corte foram devidamente corados para melhor observação em microscópio e obtenção de imagens, seguido da identificação de todas as estruturas observadas.

Palavras-chave: Macrófita aquática, invasora exótica, estrutura anatômica.

ABSTRACT

Hedychium coronarium, popularly known as Lily-of-marsh is a plant of the family Zingiberaceae, native to the Himalayas, which adapted very well to the climate of several Brazilian regions, which ensured its great dispersion and its characterization as a pest in uncontrolled environments, being detrimental to regional biodiversity. Due to this, the anatomical study of its structures becomes important, in order to understand its characteristics and obtain data that allow an improvement in its culture and management. For this study a sample of the plant was collected in Guilton Lagoon, located at Av. Nádia Lúcia Alves, being kept in water throughout the period of analysis. Blades containing longitudinal and transverse root, transverse and parermal cuts were mounted on the abaxial and adaxial side of the leaf, the cuttings were dyed for better observation under a microscope and obtaining images, followed by the identification of all observed structures.

Key words: Aquatic macrophyte, exotic invasive, anatomical structure.

INTRODUÇÃO

Plantas classificadas como macrófitas eram consideradas plantas terrestres, mas com a evolução passaram a sobreviver em ambientes de brejos até os totalmente submersos. Essas possuem importâncias como fonte de alimento para espécies aquáticas e algumas aves; também durante a sua decomposição liberam os nutrientes que absorvem das raízes; proporcionam sombreamento, habitat e abrigo para pequenos peixes.

O Hedychium coronarium da família Zingiberaceae, espécies nativas da região do Himalaia, na Ásia tropical (Macedo, 1997; Pio Corrêa, 1984) foram introduzidas nas Américas, desde os Estados Unidos até a Argentina (Kissmann & Groth, 1991). No Brasil, a espécie é muito comum em toda a zona litorânea (Kissmann & Groth, 1991), mas ela é citada em várias regiões de Minas Gerais (Cruz, 2002; Macedo, 1997; Pedralli & Meyer, 1996; Ferreira & Pedralli, 2002).

Conhecido popularmente como Lírio-do-Brejo ou Gengibre Branco possui folhas verdes vistosas medindo entre um e 2m de altura, suas folhas possuem de 25 a 40 cm de comprimento por 5 a 6cm de largura. Seu crescimento é rápido assim como facilmente se propaga principalmente em ambientes naturais, acarretando na expulsão de espécies nativas ao redor gerando perda da biodiversidade.

Assim como uma planta muito utilizada em paisagismo e ornamentação de jardins por conta de suas belas, grandes e perfumadas flores brancas que atraem abelhas para polinização, compõe a produção de papel com seu rizoma; na culinária, seu amido é utilizado para fabricar fécula; com a extração da essência são preparados perfumes; além de usado medicinalmente, por exemplo, para tratamento de doenças cardiovasculares, ajuda a minimizar irritações na faringe e possui propriedades tônicas.

Dessa forma o objetivo foi estudar as estruturas anatômicas encontradas provenientes dos cortes das amostras de H. coronarium. 

MATERIAIS E MÉTODOS

A espécie vegetal foi coletada na lagoa do Guilton localizada no bairro Itapoã, em Sete lagoas-MG. As amostras foram cuidadosamente retiradas da água e colocadas em uma sacola contendo água para manter suas propriedades. Uma vez no laboratório de anatomia, a planta foi acondicionada em um béquer de 1000mL contendo água para que a planta pudesse se manter viva, posteriormente foi realizado o corte à mão livre, sem as amostras perderem a hidratação. Para o estudo anatômico foram utilizadas folhas adultas (região da nervura mediana) do terceiro ou quarto nó, e raízes. Na preparação de lâminas semipermanentes foram utilizadas raízes seccionadas transversalmente e longitudinalmente, nas folhas foram utilizadas os planos de corte transversal, paradérmico abaxial e paradérmico adaxial, a técnica utilizada no processo foi corte a mão livre. Os cortes foram levados ao microscópio eletrônico para que fossem selecionadas as melhores amostras para serem clarificadas e posteriormente coradas. Após a escolha das amostras, as mesmas foram submetidas a uma solução comercial de hipoclorito de sódio a 20%, para que fosse realizado o processo de clarificação. Ao fim da clarificação as amostras foram lavadas em água para retirada do hipoclorito de sódio e em seguida foi realizado o processo de desidratação para que haja maior conservação no álcool. Para o processo de coloração utilizou-se os corantes alternativos de corar tecidos nas cores amarelo ouro e vinho 61, preparados a partir da dissolução de 1g de corante em 50 mL de álcool 50% e filtrado em papel filtro. Os cortes foram colocados em lâminas de microscopia com o auxílio de gelatina glicerinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (723.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com