A Doença de Chagas
Por: Clara Amador • 9/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Clara Silva Amador
Colégio Adventista de Interlagos
Prof° Elaine H.
São Paulo-SP 2021
[pic 8]
Os micro-organismos são seres invisíveis a olho nu e que podem fazer muito mal para a nossa saúde, podem provocar doenças até mesmo letais.
As doenças infecciosas são os distúrbios causados por vírus, fungos ou bactérias (micro-organismos). Eles podem ser inofensivos e úteis, muitos deles vivem no corpo humano e sob certas condições, eles podem ser prejudiciais, sendo transmissíveis de pessoa por pessoa ou através de insetos ou outros animais.
Quando infectada, dependendo da gravidade dos sintomas, a pessoa pode ficar de repouso e tomando medicamentos em casa enquanto outras devem ser hospitalizadas.
Exemplo:
[pic 9]:
Doença de Chagas é uma doença causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, também conhecida como tripanossomíase americana. Ou seja, causada pelo parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro. Seu diagnóstico é feito através do exame de sangue.
-Sintomas:
Ela é dividida em 2 fases: a fase aguda e a fase crônica. Na fase aguda, o paciente pode apresentar poucos ou nenhum sintoma, mas quando a pessoa sente algo e não procura um tratamento, ela pode evoluir para a fase crônica, atingindo principalmente o coração e o sistema gastrointestinal. Na fase aguda, os sintomas duram de 3 a 8 semanas e na crônica, são os distúrbios que já atingiram o coração e o sistema gastrointestinal.
Mas no geral os sintomas são:
- Febre
- Aparecimento de gânglios
- Mal-estar
- Dor no corpo
- Diarreia
- Náuseas e vômitos
- Dor de cabeça
- Inchaço no local da picada
- Vermelhidão no corpo
- Crescimento do fígado e do baço
- Crescimento do coração
- Inflamação das meninges
- Alterações elétricas do coração
Essa doença também pode causar complicações, como: meningite, problemas digestivos e no coração e a constipação crônica.
-Transmissão:
A transmissão da doença é feita através das fezes do barbeiro, enquanto o inseto suga o sangue da pessoa ele já deposita suas fezes sobre a pele da pessoa, já que seu sistema digestório é pequeno. A picada provoca coceira, e quando a pessoa coça o local, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea, causando a doença de chagas.
Outra forma de infecção é através da mãe para o filho, durante a gravidez, e também por meio de compartilhamento de agulhas contaminadas. Mas também já foram registrados casos de pessoas que se infectaram de forma oral, através do açaí ou caldo de cana, por exemplo.
...