TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filo Arthropoda

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

Filo Arthropoda

O filo Arthropoda (do grego arthros = articulação; podos = pés) representa os animais que possuem uma estrutura corporal articulada.

São seres vivos eucariontes, heterótrofos, pluricelulares e invertebrados, que possuem o corpo segmentado protegido por um exoesqueleto (quitina ou calcário), com simetria bilateral, patas articuladas em número par, um sistema digestivo completo, respiração traqueal e braquial.

As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, muitos deles bem definidos e elaborados. Além de uma locomoção muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento. No dia-a-dia, é fácil observar nas formigas, por exemplo, a atividade que essas patas permitem.

O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. É uma importante adaptação ao ambiente terrestre.

Embora ofereça proteção, o exoesqueleto limita o tamanho do animal, pois não acompanha o crescimento do corpo. Quando esse exoesqueleto fica pequeno, ocorre a muda. Nesse fenômeno, o exoesqueleto antigo se desprende do corpo do animal e é trocado pelo novo, que já está formado.

Os diversos grupos de artrópodes

Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados (por exemplo: número de patas, antenas etc.).

Entre as classes de artrópodes, podemos citar: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e insetos.

Digestão

Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas.

O sistema digestório dos artrópodes é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus.

Circulação

A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue", denominado de HEMOLINFA é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes.

Os insetos não possuem veias e artérias pelo corpo como nós. Neles o sangue, fica espalhado entre os órgãos, num tipo de circulação chamada circulação aberta, o coração fica ao longo de todo corpo e assim como nós, serve como uma bomba para movimentar a hemolinfa por todo o corpo.

O sangue dos insetos não é vermelho como conhecemos, isso porque os insetos não possuem hemoglobina no sangue.

A cor da hemolinfa pode variar, mas normalmente é transparente, algumas vezes com pigmento amarelo, marrom ou esverdeado. Eles também tem uma quantidade muito grande de proteínas, contém ainda células que nós não temos, chamadas de hemócitos e ainda muita água. A água da hemolinfa corresponde a quase metade da água que existe em todo o corpo do inseto.

Respiração

Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia. Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias.

A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia.

Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.

Reprodução

Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.

O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.

No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.

A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulta. Isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. Na metamorfose incompleta, não há a fase de larva ou a de pupa - é o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos.

Insetos

Os principais representantes dessa classe são os que se encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.

Com mais de 1 milhão de espécies, sendo considerada a mais numerosa classe do filo, formando o maior e mais diversificado grupo entre todos os seres vivos. Os insetos são os animais mais bem-sucedidos da natureza e sofrem adaptações aos mais diversos ambientes e aos mais diferentes meios de vida.

Por serem tão diversificados, os insetos estão presentes nos mais diversos tipos de ambiente da Terra. Assim, estão pressentes no mesmo ambiente que os seres humanos, apresentando uma relação direta ou indireta, que pode trazer benefícios ou malefícios. Os insetos estão muito ligados à agricultura, não só pela polinização e pragas, mas também no controle biológico. Estão, também, relacionados a doenças e prejuízos econômicos.

Os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com