Reino Protista – Características dos Filos, Flagelos e Cílios, Resumo
Tese: Reino Protista – Características dos Filos, Flagelos e Cílios, Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lelisboa • 2/9/2013 • Tese • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 648 Visualizações
Reino Protista – Características dos Filos, Flagelos e Cílios, Resumo
Dentre os vários reinos de seres vivos existentes está o Reino Protista, muito importante e estudado pelos alunos, além disso sempre cai em exames vestibulares de grandes universidade. Conheça hoje as Principais Características dos seus Filos, veja um Resumo dos protozoários mais conhecidos e doenças por eles causadas, além disso tire suas dúvidas e veja a diferença entre Flagelos e Cílios, e mais:
Características Gerais dos Protistas:
* Seres de células Eucariontes, podendo ser unicelular (como a Ameba) ou Pluricelular (porém não forma tecidos verdadeiros, todas as células realizam diversas funções), são os mais primitivos do reino animal;
* Incluem seres Autotróficos (que produzem seu alimento) e seres Heterotróficos, caracterizando um grupo bem heterogêneo;
* São Proctistas as Algas Unicelulares do grupo Diatomácias, Dinoflagelados, Euglenófitos e Clorófitos. E também as algas Pluricelulares Clorófitas, Rodófitas e Feófitas. Além desses, são protistas os Protozoários e os Mixomicetos;
* Alguns possuem Flagelos e outros apresentam Cílios, a diferença é o formato e o tamanho, pois em geral desempenha as mesmas funções – Locomoção, etc.
Filos suas Características Específicas:
* Dinoflagelados ou Dinophyta - Unicelulares e Biflagelados (descrevem um movimento rodopiante); as células são cobertas por placas celulósicas (abaixo da membrana plasmática). Podem apresentar os pigmentos Clorofila A e C e Carotenoides), e sua reserva é de Amido.
Há espécies Planctônicas (maioria), Simbióticas (mutualismo com outro animais). O Fenômeno da Maré Vermelha é causado pela proliferação de algumas Dinoflageladas (ocorre em águas aquecidas e com grande quantidade de nutrientes minerais originados de esgotos e fertilizantes).
* Diatomácias ou Bacillariophyta – são Unicelulares que possuem as células revestidas por Duas Carapaças (frústulas) que se encaixam com uma caixa de sílica (SiO2). Podem apresentar os pigmentos Clorofila A e C e Fucoxantina (dourado).
Vivem no plâncton marinho e de água doce onde são os mais importantes produtores de alimento. A Reprodução pode ser assexuada por Bipartição ou Sexuada.
* Euglenophyta ou Euglenas – são unicelulares, sendo a maioria de água doce. Possui 1 ou 2 flagelos, Cloroplastos com Clorofila A e B, sua reserva é o Paramilo. Apresenta o Estigma – mancha ocelar que percebe variações de intensa luminosidade.
Classificação Quanto ao tipo de Organoide Locomotor:
* Rizópodes ou Sarcodíneos – se locomovem por Pseudópodes (falsos pés, são avanços da membrana), exemplo Entamoeba histolytica;
* Flagelados ou Mastigóforos – protozoários que se locomovem por apêndices em forma de Chicote (flagelo), exemplo Trypanosoma cruzi;
* Ciliados – Movem-se por meio de Cílios (pequenos flagelos), exemplo Paramecium caudatum;
* Esporozoários – Reproduzem-se por esporos, estão associados à Malária (Plasmodium falciparum/malarie/ovale).
Doenças Causadas por Protistas:
* Amebíase – causada pela Entamoeba, pode ocasionar Disenteria, processos inflamatórios e necróticos.
* Doença de Chagas – causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo Barbeiro, através se suas fezes.
* Doença do Sono - causada pelo Trypanosoma gambiensi e transmitida pelo mosquito Tsé-tsé.
* Malária – por algumas espécies de Esporozoários (acima citados), da qual o vetor é a fêmea do mosquito Anopheles (mosquio-prego).
Caracterização
O reino Monera compreende bactérias e cianobactérias.
As bactérias e as cianobactérias são seres unicelulares, embora várias espécies se apresentem como colônias, formadas por agrupamentos celulares.
Além da unicelularidade, os seres pertencentes ao Reino Monera possuem a propriedade de serem procariontes, ou seja, suas células não possuem membrana nuclear, a ausência dessa membrana resulta na difusão do material genético no citoplasma.
1 - Bactérias
Com cerca de 3000 espécies, as bactérias estão entre os menores e mais simples organismos e são, provavelmente, os organismos mais abundantes do planeta, sendo encontradas em praticamente todos os meios: na terra, na água e no ar, na superfície ou no interior de organismos, em objetos e nos materiais em decomposição.
A maioria das bactérias não ultrapassa 1 m m (micrômetro), mas algumas podem atingir 10 m m ou mais ( o micrômetro é a
...