A Formulação Da Estratégia é Um Desígnio Arbitrário
Trabalho Escolar: A Formulação Da Estratégia é Um Desígnio Arbitrário. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernanda.hermes • 27/11/2014 • 388 Palavras (2 Páginas) • 737 Visualizações
A formulação da estratégia é um desígnio arbitrário, uma visão intuitiva e um aprendizado emergente, ela envolve transformação e também perpetuação, depende da cognição individual e interação social, cooperação e conflito, ela tem que incluir análise antes e programação depois, bem como negociação durante, e tudo isso precisa ser em resposta àquele que pode ser um ambiente exigente. Tente deixar alguma dessas coisas de lado e veja o que acontece.
Como resultado do trabalho investigativo dos autores, propuseram a identificação de 10 escolas básicas de condução do planejamento estratégico (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000):
•Escola do Design - formulação de estratégia como um processo de concepção, que visa adaptar a organização às oportunidades do contexto, sendo definida de maneira informal pela principal liderança.
•Escola do Planejamento - formulação de estratégia como um processo formal, que surge com as grandes corporações valendo-se de profissionais especializados, executivos, que suportam a presidência que é a responsável final.
•Escola do Posicionamento - formulação de estratégia como um processo analítico econômico de mercado, investigativo, reconhece e aprofunda as contribuições das escolas anteriores utilizando analistas que encaminham as estratégias aos líderes.
•Escola Empreendedora - formulação de estratégia como um processo visionário, centralizado nas percepções e características da presidência, sua intuição, sabedoria, visão de futuro e experiência, para a identificação de oportunidades.
•Escola Cognitiva - formulação de estratégia como um processo mental, investiga a maneira como funciona a mente dos estrategistas. Muito baseada no mundo imaginário, concebe percepções, mapas e sistemas representativos de uma expectativa de realidade.
•Escola de Aprendizado - formulação de estratégia como um processo emergente, de aprendizado, em que todos os integrantes da organização podem contribuir para o estabelecimento das suas estratégias. O líder é um facilitador desse processo.
•Escola do Poder - formulação de estratégia como um processo de negociação. Tanto interna como externamente à organização, as estratégias são definidas pelo exercício de políticas e de influências voltadas para a criação das condições mais favoráveis ao bem-estar do organismo, que, no caso do macropoder, envolvem manobras, formação de redes, alianças, terceirizações.
•Escola Cultural - formulação de estratégia como um processo coletivo, baseado em interações sociais fundamentadas nas crenças e valores da organização, que reforçam a manutenção do seu comportamento.
•Escola Ambiental - formulação de estratégia como um processo reativo. A organização está muito voltada ao contexto externo, e a liderança tem como principal papel promover as adequações necessárias.
...