A GRAVURA E SUA ARTE NOS DIAS DE HOJE
Dissertações: A GRAVURA E SUA ARTE NOS DIAS DE HOJE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vivilelas • 8/10/2014 • 710 Palavras (3 Páginas) • 872 Visualizações
Sumário
Artistas Contemporâneos 3
Período 4
Artistas escolhidos 4
Romero Britto 4
Roy Lichtenstein 5
Obras escolhidas 6
Bibliografia 9
Internetografia 9
Artistas Contemporâneos
Período
• Pop Art - é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.
Artistas escolhidos
• Romero Britto
• Roy Lichenstein
Romero Britto
Romero Francisco Da Silva Brito nascido no Recife PE, em 1963, conhecido como Romero Brito é considerado um ícone da cultura pop moderna, conhecido também como pop brasileiro, radicado em Miami, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo.
Dono de um traço quase infantil, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos do cubismo. Sua arte invoca o espírito de esperança e transmite uma sensação de aconchego, são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura” e faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos.
Seu trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, visto que também já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.
Há quem compare seu trabalho ao de ícones da arte contemporânea como Andy Warhol e Roy Lichtenstein. "Warhol se apropriava da publicidade para criticá-la. O trabalho de Romero Britto é puro entretenimento. É por isso que faz sucesso em propaganda", afirma Lourenzo Mammi, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
(Alguns quadros seus são do formato do seu desenho como essa Garota de Ipanema, que será doada a cidade do Rio de Janeiro , no bairro de Ipanema claro)
Roy Lichtenstein
Pintor, Gravador e escultor, Roy Fox Lichtenstein nasceu em Nova Iorque, em 1923, conhecido como Roy Lichtenstein, procura valorizar em suas obras os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características da banda desenhada e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou uma técnica pontilhista conhecida como Pontos Ben-Day para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.
Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos
...