A Guerra Da Cisplatina
Trabalho Universitário: A Guerra Da Cisplatina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LAAN • 26/11/2013 • 349 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Resumo do livro Senhora - José de Alencar
O livro tem início com a apresentação da protagonista: Aurélia Camargo. Apesar de ser extremamente bonita, culta e rica, a personagem já possui uma imensa bagagem de desilusões amorosas e perdas familiares, algo que nem mesmo todo o dinheiro que possui pode eliminar.
Porém, o dinheiro lhe vem a calhar quando Fernando Seixas, o jovem que a havia cortejado e depois dispensado, regressa de uma viagem ao Nordeste. Com a ajuda de seu tio Lemos, Aurélia oferece anonimamente a Fernando um casamento de conveniência. De início, em razão dos seus princípios, dignidade e virtude, Fernando recusa a proposta, todavia o fato de estar endividado e com o enxoval da irmã para bancar, Fernando aceita o casamento. Tal é grande a surpresa de Seixas ao descobrir que a noiva misteriosa era um antigo amor do passado, antes sem um centavo.
Entretanto, na noite de núpcias, Fernando descobre a humilhante verdade: ele havia sido comprado. Após o rebaixamento que sofre por Aurélia, Seixas passa a adotar uma postura mais ríspida e responsável. Fiel à palavra dada, o moço reage, com resignação e firmeza que não possuía, aos maus tratos da mulher, que tudo faz para humilhá-lo ao mesmo tempo em que em alguns momentos não consegue esconder que ainda o ama.
Com o passar do tempo os caprichos e contradições do comportamento de Aurélia, ora insaciável na sua sede de vingança, ora ciumenta, apaixonada, intensificam-se. Ativa-se também a transformação de Seixas, que não usufrui da riqueza de Aurélia, tornando-se modesto nos trajes, assíduo na repartição onde trabalhava, e assim adquirindo, sem perder a elegância, uma dignidade de caráter que nunca tivera.
No final, Fernando, quase um ano após o casamento, negocia com Aurélia o seu resgate. Devolve-lhe os vinte contos de réis, que correspondiam ao adiantamento do montante total do dote com o qual possibilitava o casamento da irmã, e mais o cheque que Aurélia lhe dera, de oitenta contos de réis, na noite de núpcias. Ao se separarem, Aurélia lhe mostra o testamento que fizera, quando casaram, revelando-lhe o seu amor e destinando-lhe toda a sua fortuna.
...