A INDUMENTÁRIA DE MARIA ANTONIETA
Dissertações: A INDUMENTÁRIA DE MARIA ANTONIETA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: petraschauff • 24/9/2013 • 840 Palavras (4 Páginas) • 1.925 Visualizações
A INDUMENTÁRIA DE MARIA ANTONIETA
Mendes, Petra Maria Schauff; Graduando em Moda; Universidade Estadual de Maringá petra_schauff@hotmail.com
Martins, Ana Caroline Siqueira; Esp; Centro Universitário de Maringá anacaroline@zinco.com.br
Resumo
A rainha Maria Antonieta foi ícone da moda francesa durante o século XVIII, em que o estilo rococó era predominante. Influenciando a moda daquele período ela foi referencia de estilo de toda população feminina da época.
Palavras-chave: Maria Antonieta; século XVIII; indumentária.
Introdução
Maria Antonieta foi arquiduquesa da Áustria, nasceu em Viena, no dia 2 de novembro de 1755, sendo a caçula da Imperatriz Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco Estêvão de Lorena, Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Como de costume da época, teve um casamento planejado com o Luís Augusto, principe da França, para formar uma aliança entre os seus devidos países que tinham como rivais a Prússia e Inglaterra. Foram nomeados rei e rainha em 1774, com a morte de Luís XV quando o príncipe francês recebeu o título de Luís XVI. Ficaram no trono até morrerem em 1789, devido à Revolução Francesa.
Ao tornar-se rainha, Maria Antonieta por diversos fatores buscou na moda a possibilidade de criar um estilo único que por sua exuberância firmava sua posição real e por fim a fez conhecida como a rainha da moda.
A relevância deste artigo se mostra pela importância em oferecer conhecimento sobre determinado período histórico, difundindo as características do mesmo, neste caso por meio de um estudo da indumentária feminina do século XVIII tendo como objeto de pesquisa o do estilo da rainha Maria Antonieta e sua influência.
Desenvolvimento
A moda Francesa tinha muita influência na Europa durante o século XVIII, em que o estilo artístico mais predominante foi o rococó. Na indumentária, as roupas femininas eram requintadas, possuindo detalhes delicados e leveza, transmitindo uma sensualidade discreta e grande elegância e exuberância. Mulheres usavam enormes perucas e faziam gigantescos penteados. Maria Antonieta foi um grande ícone de moda dessa época e foi muito admirada por muitas mulheres.
Um dos trajes típicos do rococó era o chamado vestido à francesa (robe à la française). Este estilo persistiu como traje de etiqueta para a corte até a época da Revolução. O vestido era composto por uma saia, uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estômago e era encaixado numa abertura frontal do vestido. Essas peças iam por cima de um corselet ou corpete e uma armação lateral, as ancas, que davam forma à silhueta. Os extravagantes tecidos de seda produzidos em Lyon eram essenciais para a moda rococó. O busto podia ser adornado com fitas, o que acentuava suas formas. Ele era ainda levantado e moldado pelo corselet de uma forma muito sedutora. Os vestidos em sua totalidade eram enriquecidos com babados, amarrações, fitas e flores artificiais. Ainda que se possa dizer que a ornamentação é excessiva, os elementos conservam um equilíbrio harmonioso e representam o espírito mais sofisticado e delicado do rococó. (LIMA, 2012)
Figura 1 – Maria Antonieta vestida com roupa luxuosa
Fonte: www.ladyreading.net
Discriminada por ser estrangeira, Maria Antonieta procurou no vestuário uma forma de romper com o rígido protocolo da corte francesa, assim como se auto-afirmar
...