A Importância Da Arte Na Formação Estética"
Monografias: A Importância Da Arte Na Formação Estética". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daisysouza • 29/10/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
Quando a escola é de vidro (ROCHA, 2011) é um texto que nos
permite pensar sobre a forma como se aprende na escola e, em particular,
sobre a formação docente. De acordo com Nóvoa (1995), esta é o resultado
de um processo identitário que corresponde a uma construção
ao longo da vida e da carreira de professor, no qual há de se considerar
que os saberes da docência são compostos por saberes da experiência,
do conhecimento e pedagógicos. Por isso, a trajetória individual de cada
professor e a história das práticas sociais e educativas precisam ser consideradas,
pois a apropriação desses saberes por parte dos docentes é resultado
de um processo histórico e, como tal, sujeito a diversas implicações
(ZIBETTI; SOUZA, 2007). Portal e Franciscone (2007, p. 559), nesse
sentido, indicam a necessidade de a formação continuada ser mais ampla,
“fundamentada em uma nova visão de mundo, comprometida com a formação
humana, na sua integralidade/inteireza”, afastando-se da ideia de
cursos e palestras voltados estritamente para a superação de determinados
problemas específicos do ato de ensinar e aprender.
Duarte Jr. (2001) provoca-nos a pensar na necessidade de uma
educação estética que se ocupe com o refinamento dos nossos sentidos,
de a escola ser um espaço não apenas do conhecimento intelectivo, mas
também de um saber sensível. Essa compreensão revela uma concepção
de educação como um processo formativo do humano que colabora no
desenvolvimento dos sentidos e significados fundamentais para apropriação
de uma sensibilidade que permita uma percepção mais apurada
do mundo, sendo essa sensibilidade adquirida por meio de um processo
que o próprio sujeito estabelece nas suas relações e que o faz desenvolver
seus sentidos.
A busca pelo conhecimento dá-se por diversas vias e uma delas
é pelo acesso aos bens culturais. Por meio da arte, o sujeito amplia sua capacidade
de reflexão e percepção, assim como sua sensibilidade. Vigotski
(1999, p. 35) afirma que “o que não estamos em condição de compreender
...