A Síndrome de Crouzon
Por: Paula Cristina Carneiro Aparecido • 15/4/2021 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Trabalho: Genética do Comportamento
✓ Breve definição da doença ou transtorno.
Conforme 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) podemos definir o transtorno da personalidade geral como um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. O padrão é inflexível, começa na adolescência ou no início da idade adulta, é estável ao longo do tempo, leva a sofrimento ou prejuízo e se manifesta em pelos menos duas das quatro áreas seguintes: cognição, afetividade, funcionamento interpessoal ou controle de impulsos. Quando os traços de personalidade são rígidos e mal adaptativos e produzem prejuízo funcional, ou sofrimento subjetivo, é possível diagnosticar um transtorno da personalidade.
Os subtipos de transtorno da personalidade classificados no DSM-5 são: 1. esquizotípico, esquizóide e paranoide (Grupo A); 2. narcisista, borderline, anti social e histriônico (Grupo B); 3. obsessivo-compulsivo, dependente e evitativo (Grupo C).
✓ O que diz o estudo de gêmeos sobre ele em relação à discordância e concordância?
gêmeos monozigóticos (idênticos) e dizigóticos (fraternos)
Atkinson et al. (1995) cita um estudo onde foram encontrados os seguintes valores de correlação para características de personalidade: gêmeos MZ criados juntos = 0,52, gêmeos MZ criados separadamente = 0,49, gêmeos DZ criados juntos = 0,23 e gêmeos DZ criados separadamente = 0,21. Observamos que as semelhanças são maiores para gêmeos MZ do que para gêmeos DZ, e que os valores entre gêmeos criados juntos e gêmeos criados separadamente são semelhantes, sugerindo a participação de fatores genéticos.
✓ Quais os genes e cromossomos envolvidos?
Porém como o artigo traz com o Bouchard (1994) não somente o gene é determinante, alguns fatos marcantes durante a vida do indivíduo podem vir alterar o comportamento do indivíduo. Então a genética e o ambiente (cultura ou experiência individual) são determinantes em um indivíduo, com uma conjunção única de fatores interligados, gerando um resultado particular.
Monoamine oxidase A (MAOA) - controle dos níveis de dopamina e serotonina no cérebro, esse gene aumenta as chances de um comportamento agressivo em um indivíduo.
O gene que codifica a MAOA (MAOA) está localizado no braço curto do cromossomo X, entre as bandas Xp11.23 e Xp11.43, possuindo 15 éxons na sua estrutura
✓ Liste cinco pontos que te marcaram nas considerações finais.
- Comentário do Steve Rose, onde é problemático afirmarmos que os genes determinam o comportamento, eles influenciam em conjunto com o ambiente social em que o indivíduo está inserido.
- As alterações genéticas são probabilísticas e não deterministas.
- A importância do psicólogo ter acesso às informações sobre a genética dos indivíduos. Ambiente x Genética (muitas vezes o indivíduo apresentará o gene porém pode não se confirmar durante sua vida).
- A
...