APS A Importância Do Farmaceutico
Dissertações: APS A Importância Do Farmaceutico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolina0995 • 10/11/2014 • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 320 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NO DESENVOLVIMENTO DOS MEDICAMENTOS
Medicamentos são considerados a principal ferramenta terapêutica para a recuperação ou manutenção das condições de saúde a população. A promoção do uso racional dos medicamentos é uma ferramenta importante de atuação junto á sociedade, para senão eliminar, minimizar o problema. Nesse sentido o farmacêutico contribui sobremaneira, já que neste assunto pertinente ao seu campo de atuação. A participação em equipes multidisciplinares acrescenta valor aos serviços e contribui para a promoção da saúde ou suporte básico de vida.
No contexto de prática farmacêutica, no qual a preocupação com o bem estar do paciente vem a ser a principal ação. O farmacêutico assume o papel fundamental somando os seus esforços com outros profissionais da saúde.
Os autores como James & Rovers identificaram quatro categorias de iniciativas que podem ser implantadas por farmacêutico para a melhoria do estado de saúde da comunidade.
• Acompanhamento e educação do e para o paciente;
• Avaliação dos seus fatores de risco;
• Promoção a saúde e vigilância das doenças;
• Prevenção a saúde;
Ainda segundo os autores citados acima, pode se concluir que através de três domínios que dão suporte aos serviços oferecidos a sociedade.
• Disposição de serviços de prevenção clinica;
• Vigilância e publicação em saúde pública;
• Promoção do uso racional de medicamentos pela sociedade;
Passando para a nossa realidade as táticas defendidas mundialmente, é possível dizer que o farmacêutico (da drogaria, farmácia comercial ou farmácia privativa dos hospitais e unidades ambulatoriais de saúde) pode-se trabalhar em três pontos específicos: reorientando o serviço de farmácia, desenvolvendo as habilidades da comunidade e incentivando os indivíduos em ações comunitárias.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Suporte básico de vida é baseado no compreende no atendimento ou serviço prestado a vitima de mal súbito ou trauma, visando a manutenção de seus sinais de vida e a preservação da vida, evitando o agravamento das lesões existentes, até que uma equipe especializada se apresenta no loca e possa transportá-lo até o hospital mais próximo e assim podendo oferecer um tratamento definitivo.
Apesar de qualquer cidadão poder ajudar em uma situação de emergência, é necessário lembrar que isso não o torna um ‘‘socorrista’’ profissional. Pois
Também é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima,tornando o SBV vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida - transporte até o hospital), traçando um padrão para atendimento, tendo objetivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões (iatrogênicas). Um rápido SBV proporciona até 60% de chance de sobrevivência.
O Suporte básico de vida é um dos elos da "Cadeia de Sobrevivência"
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Urgência e emergência são dois termos usados na área da Medicina, e muitas pessoas os confundem. Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte, e emergência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de perigo.
No âmbito da medicina, emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, mas possuem um caráter menos imediatista.
No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar. A diferença principal entre as duas palavras concentra-se mais no campo da medicina, como por exemplo hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue são consideradas como situações de urgência.
Outro ponto é que nas emergências o aparecimento é súbito e imprevisto e exige solução imediata, e urgência não, pois apesar de ser em curto prazo, havendo apenas premência ou insistência de solução, porém ambas são muito perigosas.
A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
A assistência farmacêutica caracteriza-se como um conjunto de ações relacionadas à dispensação de medicamentos, enfatizando a orientação com o objetivo de contribuir para o sucesso da terapêutica.
Por meio da assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se corresponsável pela qualidade de vida do paciente. O farmacêutico é o profissional que melhores condições reúne para garantir a qualidade de um medicamento, pois tem a sua formação dirigida ao medicamento. Sem o farmacêutico, todo o programa de assistência farmacêutica resultaria, inevitavelmente, em má qualidade.
É importante frisar que o medicamento é de fundamental importância para o paciente, tornando-se um componente estratégico na terapêutica e na manutenção de melhores condições de vida. A responsabilidade do
...