AS MUTAÇÕES DO CONCEITO E DA PRÁTICA Texto: Ana Mae Barbosa
Artigo: AS MUTAÇÕES DO CONCEITO E DA PRÁTICA Texto: Ana Mae Barbosa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaislay • 3/4/2014 • 477 Palavras (2 Páginas) • 1.839 Visualizações
QUESTIONAMENTO.... REFLEXÃO...
Como as mudanças no ensino/aprendizagem da Arte estão sendo percebidas pelos professores, como agente dessa mudança?
Que mudanças são essas?
Que aspectos dessa mudança são mais problemáticos, pouco entendíveis e mais difíceis de implementar?
O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – reconhecimento de mesma importância que outras disciplinas, mas com pouco resultado.
Canadá (sem produção de currículo nacional) e Inglaterra (com produção de currículo nacional) – resultado positivo – ensino de qualidade.
Brasil – obrigatoriedade e reconhecimento não garantem um ensino/aprendizagem de entendimento de Arte.
Ação inteligente do professor pode tornar a Arte ingrediente essencial para um cidadão fruidor de cultura.
Mudanças no Ensino da Arte
Maior compromisso com a cultura e com a história
Livre-interpretação da obra de Arte como objetivo de ensino
Ênfase na interrelação entre o fazer, a leitura da obra de Arte e a contextualização – intersecção da experimentação, decodificação e informação – aprendizagem em Arte
Arte capacita o indivíduo não ser um estranho em seu meio ambiente – insere esse indivíduo no lugar em que pertence – identificação cultural, desenvolvimento da percepção e imaginação e capacidade crítica
Ampliação do conceito de criatividade – leituras e interpretações de obras de Arte – valorização da elaboração e flexibilidade – desconstruir para reconstruir.
Alfabetização visual – leitura do discurso visual – centrada na significação
“O que o artista quis dizer em uma obra, mas o que a obra nos diz”
Cotidiano – rodeados de imagens – aprendizagem inconsciente.
Arte na escola – exercita a consciência por meio da imagens e prepara a recepção da Arte – mediação Arte e Público.
Diversidade cultural – raças, etnias, gênero, classe social...
Multicultural e Pluricultural – mútuo entendimento de diferentes culturas na mesma sociedade.
Intercultural – interação entre as diferentes culturas.
Escola deve fornecer conhecimento sobre cultura local - nível erudito - Paulo Freire diz que todas as classes tem direito de acesso aos códigos da cultura erudita.
Arte Educação – valor apreciativo pela produção erudita e do povo – relacionamento entre Cultura da Escola e Cultura da Comunidade – tendência contemporânea.
Conhecimento da imagem – importância no desenvolvimento da subjetividade e profissional.
Todo profissional de imagem – atuação mais eficaz com conhecimento de Arte.
Síntese
A autora se coloca contra os currículos
...