Agente bacteriostático
Artigo: Agente bacteriostático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardo1102 • 16/5/2014 • Artigo • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 362 Visualizações
CONCEITOS GERAIS
Agente Bacteriostático
Um agente bacteriostático é um antibiótico. É um produtos farmacêutico que tem como princípio terapêutico impedir a proliferação dos microrganismos.
Detem a multiplicação de bactérias (fissão binária), seu aumento em número, mas não as matam, permitindo, num organismo, ao sistema imunológico a tarefa de eliminar a infecção.
Bactericida:
São todas as substâncias químicas ou processos físicos capazes de
destruir bactérias na sua forma vegetativa, não necessariamente os esporos
bacterianos.
Degermação.ANVISA sabão (detergente) contendo um agente anti-séptico em sua formulação; se destina à degermação da pele. Exemplo: Clorexidina degermante a 4%; PVPI a 10%. Elimina detritos, impurezas e microrganismos da flora transitória e alguns da flora residente depositados sobre a pele do paciente ou das mãos do profissional com auxilio de métodos mecânicos através da ação de soluções com antissépticos.
Antisséptico: substância ou produto capaz de deter ou inibir a proliferação de microrganismos patogênicos, à temperatura ambiente, em tecidos vivos. São usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias ou germes.
Assepsia é o conjunto de procedimentos que visamimpedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca. Quando este meio for isento de bactérias chamamos de meio asséptico
Antissepsia: é a eliminação das formas vegetativas de bactérias patogênica e grande parte da flora residente da pele ou mucosa, através da ação de substâncias químicas (anti-sépticos).
Sanitizante:
O sanitizante reduz o número de contaminante bacterianos até um
nível seguro. O termo se refere à condição de limpeza. Alguns detergentes se
qualificam como sanitizante. Não é necessário que um sanitizante seja germicida
Esterilização
Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de micro-organismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança. O número, tipo e localização dos micro-organismos influenciam os processos de esterilização, bem como a presença de matéria orgânica, concentração, tempo de exposição e fatores físicos, como temperatura e umidade relativa.
Técnicas
Métodos físicos -
Esterilização por vapor
O vapor quente sob pressão é o método mais usado para esterilização de materiais médico-hospitalares do tipo crítico. Os materiais geralmente autoclavados são pipetas de vidro, béqueres e também algumas garrafas e meios de culturas resistentes. É não tóxico, de baixo custo e esporicida. Por esses motivos, deve ser usado para todos os itens que não sejam sensíveis ao calor e à umidade. calor úmido destrói os micro-organismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais. Este tipo de processo é realizado em autoclaves.
Esterilização por calor seco
Este método é reservado somente aos materiais sensíveis ao calor úmido. Guarda suas vantagens na capacidade de penetração do calor e na não corrosão dos metais e dos instrumentos cortantes, sendo porém um método que exige maior tempo de exposição para alcançar seus objetivos,
MÉTODOS FÍSICO-QUÍMICOS
De forma geral, os métodos físico-químicos são processos realizados com baixas temperaturas. A esterilização a baixa temperatura é requerida para materiais termo sensíveis e/ou sensíveis à umidade. O método ideal não existe e todas as tecnologias têm limitações.
Óxido de etileno
utilizado para esterilização de equipamentos que não podem ser autoclavados. A efetividade do processo depende da concentração do gás, da temperatura, da umidade e do tempo de exposição. Age por alcalinização de proteínas, DNA e RNA. As desvantagens para sua aplicação são o tempo necessário para efetivar o processo, o custo operacional e os possíveis riscos aos pacientes e aos profissionais envolvidos.
Radiação ionizante
Método extremamente caro de esterilização, tendo sido usado para tecidos destinados a transplantes, drogas, entre outros. Este tipo de esterilização é utilizada, especialmente, em artigos descartáveis produzidos em larga escala (fios de sutura, luvas e outros)
As vantagens do processo estão em permitir aos produtos serem tratados na sua embalagem de transporte, possui alto poder de penetração.
Desinfeccção
A desinfecção consiste em controlar ou eliminar os microrganismos
indesejáveis, utilizando-se processos químicos ou físicos, que atuam na estrutura
ou metabolismo dos mesmos.
São produtos representados por substâncias químicas,capazes de destruir bactérias, fungos e vírus, porém não destroem os ESPOROS.
Tudo que não pode ser esterilizado deve ser desinfetado.Tudo o que pode ser esterilizado não deve ser apenas desinfetado.
O processo de desinfecção pode ser afetado por diferentes fatores:
a- limpeza prévia do material
b- período de exposição ao germicida
c- concentração da solução germicida
d- temperatura e o PH do processo de desinfecção.
A desinfecção pode ser classificada de acordo com a tabela abaixo.
CARACTERISTICAS DE UM Desinfetante Ideal
• amplo espectro;
• ação
...