Analise Dos Efeitos Da Massagem Com Pedras Quentes Em Pacientes
Por: Brenda.matos • 11/1/2025 • Pesquisas Acadêmicas • 3.137 Palavras (13 Páginas) • 4 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
GIOVANNA DUARTE
GLENDA NUNES
JORDEANE BEZERRA DA SILVA
ANALISE DOS EFEITOS DA MASSAGEM
COM PEDRAS QUENTES EM PACIENTES
PORTADORES DA SÍNDROME DE FIBROMIALGIA: REVISÃO
INTEGRATIVA
TERESINA-PI [pic 4]
2024
GIOVANNA DUARTE
GLENDA NUNES
JORDEANE BEZERRA DA SILVA
ANALISE DOS EFEITOS DA MASSAGEM COM PEDRAS
QUENTES EM PACIENTES PORTADORES DA SÍNDROME
DE FIBROMIALGIA: REVISÃO INTEGRATIVA
Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Trabalho de conclusão de curso I, do curso de Tecnologia em Estética e cosmética do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA, ministrado pela Prof.ª Me. Patrícia Lima Ventura, como requisito obrigatório para a obtenção do título de Tecnólogo em Estética e Cosmética.
Orientador(a): Prof. Me. Brenda Sampaio
Teresina-PI
2024[pic 5]
RESUMO
A fibromialgia (FM) é uma síndrome reumática crônica que acomete até 5% da população mundial, além de vir também associadas a outras comorbidades afeto- emocional, em razão da sua sintomologia, e sua vasta patogênese, o seu tratamento é multidisciplinar, onde envolve tanto tratamentos farmacológicos quanto e terapias alternativas não farmacológicas. Por se tratar de uma síndrome crônica que afeta principalmente o sistema musculoesquelético e com teor emocional, este estudo faz-se importante para avaliar a eficácia da terapia com pedras quentes como um tratamento alternativo para portadores da FM, por proporcionar relaxamento muscular, melhora do quadro depressivo e emocional, assim como melhora na qualidade do sono. Este estudo consiste em uma revisão integrativa, onde parte do princípio, de comprovar os efeitos positivos da terapia com pedras quentes em pacientes com FM, visto que grande parte dos pacientes que são submetidos ao tratamento farmacológico não respondem de forma positiva ao tratamento, levando em alguns países como nos EUA, pacientes a investimento financeiro na saúde com gastos de até 3 a 5 vezes maior do que a população em geral que são acometidos por outras comorbidades. Para levantamento de dados e referencial bibliográfico foram utilizados bases de dados como: Biblioteca virtual, artigos dos últimos 5 anos, literatura de VERSAGE, M. C., desta forma podemos analisar a importância das terapias alternativas no tratamento da FM, de modo que o presente trabalho discorre sobre a eficácia das terapias alternativas associadas à terapia tradicional como meio de potencializar os resultados e melhorar a qualidade de vida dos portadores da FM.
Palavras-chave: síndrome, fibromialgia, terapia alternativa, pedras quentes,
SUMÁRIO
[pic 6]
1 INTRODUÇÃO
- Tema
- Problema da Pesquisa
- Hipóteses/ Questão Norteadora
- Hipótese Alternativa
- Hipótese Nula
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
- Objetivos Específicos
- Justificativa
- REFERENCIAL TEÓRICO
- METODOLOGIA
Tipo de Estudo
Caracterização da Área de Estudo
- Amostra
- Critérios de Inclusão e Exclusão
- Procedimento de Coleta de Dados
- Aspectos Éticos e Legais
- Riscos e Benefícios
- Análise Estatística
- CRONOGRAMA
- ORÇAMENTO
- RESULTADOS ESPERADOS
- Desfecho Primário
- Desfecho Secundário
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica generalizada que afeta o sistema musculoesquelético, causando desconforto persistente, fadiga, distúrbios do sono e comprometimentos cognitivos. Estima-se que a condição afete cerca de 2,5% da população mundial, com prevalência maior em mulheres entre 30 e 55 anos, tornando-se uma preocupação crescente na saúde pública. Embora as causas exatas da fibromialgia permaneçam incertas, acredita-se que fatores genéticos, ambientais e emocionais desempenhem um papel na sua manifestação, além de uma sensibilidade aumentada ao estresse físico e psicológico (SOUZA et al., 2018).
Gostei muito dessa introdução, podíamos também começar com essas instruções, retirem do resumo... resumo coloca-se coisas do projeto
SOUZA, J. R. et al. Fibromialgia: aspectos clínicos e epidemiológicos. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 58, n. 4, p. 234-245, 2018.
Sendo uma das doenças reumatológicas mais frequentes, seu diagnóstico ainda é baseado apenas em critérios clínicos, a fibromialgia (FM) tem como característica principal, dor crônica difusa no musculoesquelético e que apresenta muita sensibilidade em determinados pontos, (tender points). Autores como Bruno (2021) e Milanez (2022), defendem que a sintomatologia da FM está atrelada principalmente a três áreas distintas, voltadas ao sistema musculoesquelético, o sistema neuroendócrino e ao sistema psicológico.
A massagem com pedras quentes é uma terapia complementar amplamente utilizada no campo da estética e bem-estar, sendo conhecida por seus efeitos relaxantes e terapêuticos. Consiste no uso de pedras vulcânicas aquecidas aplicadas sobre pontos específicos do corpo, promovendo o relaxamento muscular e a vasodilatação. Em pacientes com fibromialgia, esses efeitos podem potencialmente aliviar a tensão muscular e melhorar a qualidade de vida ao reduzir os níveis de dor e estresse (MIRANDA et al., 2020). No entanto, o impacto dessa técnica especificamente em pacientes fibromiálgicos ainda é um campo que carece de estudos mais aprofundados.
...